Uma tartaruga-verde declarada morta no fim de junho foi devolvida ao mar na manhã desta quinta-feira, 20, em Praia Grande. O animal foi capturado acidentalmente por pescadores na praia Ocian no fim de junho. O pescador Raimundo Alves pensou que a tartaruga estava estava morta e acionou o Projeto Biopesca para resgatar o animal.
A suspeita era de que ela estivesse afogada, mas a equipe constatou que ela estava em estado de letargia, ou seja, em profunda e prolongada inconsciência. "Nós iniciamos os procedimentos de reanimação cardiopulmonar e percebemos um pequeno reflexo. Então iniciamos o processo de ventilação, entubei o animal para melhorar o oxigênio pulmonar, ela voltou bem devagarzinho e depois de uma hora começou a mexer as nadadeiras e tentar respirar por si só", comemorou a médica veterinária do projeto, Vanessa Ribeiro.
Após voltar a respirar sozinha, a tartaruga foi encaminhada à empresa Aiuká, que realizada consultoria em Soluções Ambientais e é especializada na reabilitação de fauna. O animal ficou em reabilitação durante 25 dias, e hoje, foi devolvido ao mar na praia da Fortaleza de Itaipu pelo pescador Raimundo.
Segundo a assessoria de imprensa da Biopesca, a Fortaleza de Itaipu foi escolhida para a soltura por abrigar o 2º Grupo de Artilharia Antiaérea. "É uma área protegida, a tartaruga ficará longe de lixo e de redes de pesca", explicou a assessora Carolina Ramos.
Imagens: Camila Brandão/Biopesca
Comentários