Foto: Divulgação
São Sebastião
Da redação
A segurança de São Sebastião conta, desde o fim de dezembro, com um reforço importante após a entrega do novo Centro de Operações Integradas (COI) Irajá de Souza, agora instalado no primeiro andar da rodoviária, no centro - a primeira Central de Inteligência do Litoral Norte.
De acordo com técnicos responsáveis pela instalação das 44 novas câmeras, posicionadas em locais estratégicos, da costa norte à Barequeçaba, “a modernização vai além de um simples monitoramento e significa a implantação da central”, uma vez que o novo serviço permite alertar, em tempo real, a entrada de um carro roubado no município, entre diversas atividades.
O então secretário de Segurança Marcos Jorge afirmou que o sistema representa “mais segurança e não apenas sensação de segurança” à população e turistas, que contam com o serviço integrado aos telefones 199 e 153. Informou também que as viaturas da Guarda Civil Municipal estão interligadas 24 horas, com o Centro de Operações, assim como o Samu (serviço de atendimento móvel) e o Departamento de Trânsito.
O ex-prefeito Ernane Primazzi destacou, na inauguração ocorrida na última semana de seu mandato, a importância do COI e das demais conquistas da segurança, referindo-se à regularização e armamento da Guarda Civil.
O delegado Seccional, Múcio Matos de Alvarenga, vereador Ernaninho, secretários e servidores municipais participaram da inauguração.
Vistoria pela nova gestão
O prefeito Felipe Augusto visitou o COI - Centro de Operações Integradas - em sua primeira semana de mandato. Augusto conheceu em detalhes o trabalho das câmeras externas que integram o sistema e determinou ao novo secretário de Segurança Urbana, capitão José Roberto de Lara, a quem está vinculada a central de monitoramento, que viabilize parcerias para um trabalho integrado com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Defesa Civil e Dersa.
O chefe do Executivo também solicitou estudos para um eventual convênio com operadoras de telefonia para modernizar a fibra ótica do sistema e ampliar o número de câmeras instaladas em São Sebastião.
Comentários