Usuário criou abaixo-assinado para revelar absurdos ocorridos nas viagens entre Bertioga e Guarujá
As longas e perigosas viagens entre Guarujá e Bertioga na linha de transporte intermunicipal 930, oferecido pela Empresa Metropolitana de Transporte Urbanos de São Paulo (EMTU), motivaram o trabalhador e usuário da linha, Carlos Roberto de Souza Santos, 54, a criar um abaixo-assinado on-line. Na petição, Carlos revela diversos problemas e pede melhorias.
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O estudante de jornalismo da Esamc, em Santos, Lucas Cronrraça, de 19 anos, também critica: "Hoje em dia tive que me transferir para o período noturno, então acabo pegando o 930 DV1, que não entra em Vicente de Carvalho, vai direto para o Ferry Boat. Não dá nem para crer que, mesmo com um percurso menor do que o que eu fazia, o ônibus seja tão super lotado. A ida é absurda, mas nada supera a volta. Não da nem pra acreditar que entrem tantas pessoas, mas sim, entra", explicou o morador de Bertioga que utiliza a linha todos os dias.
A situação do estudante é citada no abaixo-assinado de Carlos: "O desrespeito com trabalhadores e, principalmente, com jovens universitários que saem de suas cidades em busca do saber, chega as vias de ser criminoso".
A engenheira florestal Maria Carvalho Tereza Lanza utilizou as redes sociais para desabafar sobre os obstáculos enfrentados enquanto tentava voltar de Guarujá para Bertioga, no dia 11 de abril: "Busão (sic) das 19h quebrado, busão (sic) das 20h com pneu furado e nenhum substituto. E aê (sic) EMTU, o próximo busão (sic) vai estar como? Se passar, minimamente, vai estar lotadão com a galera que deve ter acumulado pelo caminho e no Vicente de Carvalho", criticou.
O abaixo-assinado possui, até o fechamento desta matéria, 1.355 assinaturas. O objetivo é chegar a 1.500, mas continuará aberto até que obtenha respostas consistentes, conforme explica Carlos. Para acessar a petição clique aqui .
RESPOSTA
Questionada, a EMTU informou que é gerenciadora das linhas intermunicipais nas regiões metropolitanas e que trabalha para a melhoria constante dos serviços prestados pelas concessionárias e permissionárias aos passageiros. Em relação à linha 930, que liga Bertioga ao Guarujá, afirmou que estão em fase adiantada os estudos para melhorar a operação desse serviço.
A EMTU informou que, entre as mudanças que devem ocorrer nas próximas semanas, estão o aumento do número de partidas e a redução do tempo de viagem. "Fiscalizações da operação da linha 930 são realizadas regularmente. No período de janeiro a março deste ano foram feitos 46 acompanhamentos operacionais, constatando o cumprimento das 53 partidas programadas. Atrasos foram verificados no período de férias e aos finais de semana. Quanto à lotação dos ônibus, de 103 viagens, 48 foram realizadas somente com passageiros sentados e 55 com passageiros em pé, mas sem superlotação, respeitando a capacidade nominal dos coletivos".
Sobre a utilização de cinto de segurança nos ônibus metropolitanos, a empresa afirmou que, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), somente ônibus com característica rodoviária e vans com lotação de até 20 passageiros devem estar equipados com esse dispositivo para os passageiros. "Não é o caso, portanto, dos ônibus urbanos que operam a linha 930".
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