DE VOLTA AOS ANOS 2000

Site oficial do Orkut é reativado e web vai à loucura

“Estou construindo algo novo. Vejo vocês em breve”, disse o engenheiro e fundador da rede social, Orkut Buyukkokten

Da redação
Publicado em 30/04/2022, às 10h16 - Atualizado às 11h26

FacebookTwitterWhatsApp
Anúncio da volta do Orkut aconteceu dois dias depois de Elon Musk anunciar a compra do Twitter Orkut Página inicial do Orkut - Divulgação
Anúncio da volta do Orkut aconteceu dois dias depois de Elon Musk anunciar a compra do Twitter Orkut Página inicial do Orkut - Divulgação

Uma notícia parou as redes sociais e levou a web à loucura. Acontece que, na última quarta-feira (27), o site oficial do Orkut foi reativado com um novo anúncio do seu fundador, o então engenheiro de software da Google, Orkut Buyukkokten.

“Eu sou otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford [...] e é por isso que estou construindo algo novo. Vejo vocês em breve!”, escreveu Buyukkokten em um trecho do anúncio oficial.

Leia também: Homem furta R$ 200 em salame e diz que agiu por ansiedade

O site criado em 2004 ficou no ar por 10 anos e conquistou 300 milhões de usuários por todo o mundo. Em 2008 a plataforma foi adquirida pelo grupo Google e acabou tendo seu fim em 2014.

A mensagem foi publicada dois dias após o anúncio da compra do Twitter por US$ 44 bilhões, realizada pelo bilionário Elon Musk. No mesmo instante, usuários pediram pela volta do Orkut e em seguida foram surpreendidos com a notícia de seu retorno.

Leia o comunicado na íntegra:

"Olá,

Eu sou o Orkut. Dezessete anos atrás eu comecei uma pequena rede social enquanto eu era engenheiro no Google. Em apenas alguns anos, essa rede social - orkut.com - cresceu para uma comunidade de mais de 300 milhões de pessoas.

Acredito que o orkut.com encontrou uma comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram suas fotos.

O mundo precisa de bondade agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e distantes entre si. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida a ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Eles devem proteger nossos dados, não vendê-los. Eles devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões que grudem. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou um otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!".

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!