Sistema de travessias terá informações em tempo real

Costa Norte
Publicado em 11/05/2012, às 18h03 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h40

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) iniciou no último dia 02, a implantação do novo Sistema Integrado de Comunicação, Gerenciamento e Informações nas Travessias Litorâneas. O sistema será monitorado pelo CCO (Centro de Controle Operacional), instalado no estaleiro do Guarujá. Trata-se de um serviço que vai controlar, em tempo real, a espera nas filas por meio de câmeras OCR on-line, por intermédio da verificação das placas dos automóveis. Nas áreas de embarque e nas embarcações também serão implantadas câmeras de segurança para o controle de navegação. No total, 62 câmeras serão monitoradas pelo CCO.

Em painéis A informação sobre o tempo de espera, além das condições de navegação, clima e quantidade de embarcações em operação, estará disponível aos usuários das balsas em painéis de mensagens variáveis, que serão instados nas avenidas de chegada aos bolsões de acesso às balsas, em todo o sistema de travessias do Estado de São Paulo. Esses serviços serão executados pelo Consórcio Ergos Brasil, vencedor da licitação, e o prazo estimado para a implantação do novo sistema é de 120 dias, a um custo de R$ 5,19 milhões.

Para rastrear “A Dersa está também implantando por meio de outro processo licitatório o sistema de radiocomunicação e a instalação de GPS nas embarcações para rastreamento da movimentação com controle efetivo de suas atividades. Esse sistema deve estar concluído em até dois meses”, afirmou João Poiani, diretor de Operações da companhia.

Barcas Outro investimento, conforme a Dersa é aquisição de duas novas lanchas tipo Catamarã para 350 passageiros, destinada a travessia de pedestres entre a Praça da República (Santos) e Vicente de Carvalhos (Guarujá). A previsão é que estas embarcações comecem a ser entregues em junho, gradativamente, e seja concluída no final deste ano.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!