Tecnologia emite mensagens de alerta de emergência climática e de áreas de risco, no formato pop-up, em celulares que recebam sinal 4G ou 5G
A cidade de São Sebastião, no litoral de São Paulo, foi pioneira ao receber uma tecnologia que emite mensagens de alerta de emergência da Defesa Civil em tempo real nos celulares, sem necessidade de cadastro prévio. Agora, o sistema passou a funcionar em todo o estado, no intuito de minimizar catástrofes climáticas.
O Cell Broadcast emite alertas severos ou extremos a populações de áreas de risco, em qualquer aparelho celular conectado a uma antena de telefonia, e que receba sinal 4G ou 5G. Quando a mensagem é recebida, acompanhada de sinal sonoro- mesmo no modo silencioso-, a tela fica travada e sobre qualquer outro aplicativo aberto, com informações do risco, locais para evacuação e pontos seguros. A janela pop-up só fecha com o comando do usuário.
O governo do estado detalhou que a solução, denominada internacionalmente como alerta de emergência sem fio, permite o envio do aviso em localidades com risco de desastres naturais como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, ou até causados pelo homem. Atualmente, este tipo de alerta já é enviado pela Defesa Civil por meio de SMS e Whatsapp, no entanto, o diferencial da tecnologia é a sobreposição ao conteúdo do usuário e não ser necessário cadastro prévio ou indicação do CEP de interesse.
A tecnologia, que deve ser lançada em todo o país em 2025, iniciou as demonstrações em agosto deste ano no município de São Sebastião, mais de um ano após a morte de 64 pessoas nos deslizamentos de terras, após temporais em fevereiro de 2023. Na ocasião, o alto índice pluviométrico também deixou centenas de desabrigados e, como a área mais atingida foi a Vila Sahy, o governo a escolheu para receber as demonstrações do novo sistema em São Paulo.
Além de São Sebastião, outros dez municípios do Sul e Sudeste do Brasil participaram das demonstrações em agosto.