CHUVAS NO LITORAL

Serra do mar em atenção para chuvas e deslizamentos

Rodovia dos Tamoios tem risco de deslizamentos ou queda de barreiras nos próximos dias

Da redação
Publicado em 05/01/2021, às 14h49 - Atualizado às 15h19

FacebookTwitterWhatsApp
Serra do mar em atenção para chuvas e deslizamentos - Augusto Ayres
Serra do mar em atenção para chuvas e deslizamentos - Augusto Ayres

Alguns trechos da Serra do Mar acumularam grandes volumes de chuva nos três primeiros dias de janeiro. Com o solo encharcado, aumenta o risco de deslizamentos de terra nas rodovias da região. Segundo a concessionária Tamoios, alguns locais acumularam 70mm e a cota para fechamento, por causa do risco de queda de barreiras, é de 100 mm. 

Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/COSTAINFO8  📲 Informe-se, denuncie! ℹ

Na segunda-feira, 4, o trecho de serra da rodovia dos Tamoios saiu do risco de fechamento. Mas é preciso ter atenção porque a situação de risco pode voltar com a previsão de chuvas para esta semana.

As áreas de instabilidade enfraqueceram sobre o litoral de São Paulo, mesmo assim pancadas de chuva devem chegar à região. Nesta terça-feira, 5 de janeiro, só não há previsão de chuva para Baixada Santista e para o litoral sul paulista, mas o Litoral Norte poderá ser surpreendido com pancadas de chuva. 

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em Ubatuba choveu 292,4 mm nos últimos 4 dias (média de chuva normal para janeiro é de 312 mm). Já em Cubatão, o índice chegou a 173,6 mm; Praia Grande, 169,4 mm; e 169,1 mm em Caraguatatuba. 

De acordo com o Climatempo, atualmente não será necessário um temporal para que haja deslizamentos ou quedas de barreira. Pancadas de chuva moderadas poderão desencadear desmoronamentos.

Quem utiliza o sistema Tamoios deve ficar atento aos avisos da concessionária nos próximos dias.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!