SUSTO

Serpente com veneno poderoso atravessa ciclovia e assusta ciclista em São José dos Campos

Cascavel estava em uma ciclovia do bairro Urbanova quando o ciclista passou e a fotografou

Da redação
Publicado em 26/05/2021, às 11h17 - Atualizado às 14h26

FacebookTwitterWhatsApp
Serpente com veneno poderoso atravessa ciclovia e assusta ciclista em São José dos Campos - Reprodução
Serpente com veneno poderoso atravessa ciclovia e assusta ciclista em São José dos Campos - Reprodução

Uma serpente carcavel foi flagrada em uma ciclovia de São José dos Campos na noite de 19 de maio. Um ciclista, que se assustou com o animal, parou para fotografá-la e alertar os internautas: "Tomem cuidado", escreveu ele na publicação.

A postagem rendeu diversas piadas. Alguns marcaram as amigas e avisaram para não sair de casa. Uma delas lembrou da sogra. "Já falei pra minha sogra não sair sozinha e sem máscara", brincou.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/cnlitoralconectado4E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Outros fizeram brincadeiras relacionadas ao hospital que fica em frente ao local em que se encontrava a serpente. "Hospital particular é assim mesmo, cobra na entrada e cobra na saída. Cuidado", disse uma internauta.

Em outros comentários, o recado foi consciente: "Quem encontrar uma cobra como essa por exemplo, faça o favor de não matar o animal. Não seja um ignorante. Se for possível, coloque-o de volta no mato (se tiver um matagal ou floresta perto de onde o encontrou). Se não for possível, chame os bombeiros ou o zoonoses, que eles, com respeito ao animal, vão removê-lo e colocá-lo de volta em seu habitat natural", afirmou outro internauta.

O médico veterinário, Danilo Sato, especialista em animais silvestres, confirmou a espécie da serpente e afirmou que as cascavéis são encontradas em áreas de clima mais seco, áreas abertas como no cerrado cerrado e que no litoral não é para ter ocorrência de cascavel.

Cascavel

A característica mais marcante da cascavel é o som de chocalho forte. A cascavel ocupa o primeiro lugar no número de mortes causadas por acidentes ofídicos, ou seja, que envolvem mordidas de cobras.

Ela costuma habitar os cerrados, regiões áridas e semi-áridas do Nordeste brasileiro, bem como os campos abertos das regiões Sul, Sudeste e Norte.  

O veneno é poderoso. Ele destrói as células do sangue das vítimas, causa lesões musculares, afeta os sistemas nervoso e renal. Na peçonha dessa serpente, há uma proteína que causa rápida coagulação, fazendo o sangue da vítima endurecer.

O ser humano tem uma proteína parecida, a trombina. Ela é ativada quando nos machucamos e forma a "casquinha" nas feridas. As células sanguíneas dos seres humanos possuem uma outra proteína chamada mioglobina. Quando o veneno crotálico - da cascavel - destrói essas células, a mioglobina sai na urina da vítima, que assume uma cor avermelhada.

A picada da cascavel não dói, mas quem for mordido não deve fazer torniquetes ou garrotes, isso agrava a ação do veneno e pode levar à amputação do membro atingido. O ideal é procurar um hospital o mais rápido possível e, de preferência, com a cobra, para que seja administrado o soro antiofídico correto.

*Com informações da Educação Uol

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!