Senac aprimora gestão ambiental da Caverna de Adulão

Costa Norte
Publicado em 07/04/2017, às 11h37 - Atualizado em 23/08/2020, às 15h55

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Ação integrada visa a diminuição de impactos ao meio ambiente

O Senac Bertioga realiza desde agosto do ano passado uma ação integrada com a Casa de Apoio Caverna de Adulão para aprimorar a gestão ambiental da entidade que trabalha com dependentes químicos. A iniciativa, denominada Programa Ecoeficiência, tem o intuito de diminuir os impactos ao meio ambiente com a adoção de medidas sustentáveis.

As atividades iniciaram em agosto de 2016, com um diagnóstico do local para identificar as medidas ideais. O monitor da instituição, Carlos Alberto Santos Silveira, comenta que algumas ações já eram adotadas, mas foram aprimoradas com o apoio do Senac. “A captação de água, por exemplo, nós já fazíamos, mas deram a ideia da reutilização do óleo, que usamos na fabricamos sabão, e fazemos também a troca desse óleo por produtos de higiene e limpeza”.

O programa integra o Sistema de Gestão Ambiental do Senac e é implantado com o auxílio de professores da unidade e com os próprios moradores da casa de apoio. A iniciativa tem como diretrizes: o uso eficiente da água e energia elétrica; a redução, reutilização e reciclagem de materiais; projetos que visem a eficiência ambiental aliada a economia financeira e engajamento do grupo; e a disseminação da consciência ambiental.

Carlos Alberto comenta que o aprimoramento proporcionado com a parceria rendeu economia nos custos da casa, que é mantida sem repasses públicos e depende, sobretudo, de doações. Além disso, vassouras de garrafa pet e pães artesanais são confeccionados no local como uma fonte de renda para ajudar a manter a casa, que atende a 23 pessoas.

De acordo com o Senac, até o momento foram realizadas as seguintes ações: reestruturação da captação de água da chuva; instalação de redutores de vasão de água nas torneiras; reestruturação da Horta Vertical; auxilio na elaboração de planilhas de orçamento; levantamento de garrafas pets (matéria prima para elaboração de vassouras); ponto de coleta de lâmpadas, pilhas e óleo de cozinha; ronda Ecoeficiente.

A ação integrada com o Senac deve ser concluída no final do 1º semestre deste ano. Quem quiser colaborar com a Casa de Apoio Caverna de Adulão pode entrar em contato com a entidade, pelo telefone (13) 3317-2139 ou diretamente no local, que atende na rua da Saudade n°698, no Centro.

Foto: Divulgação

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!