A reportagem do Jornal e TV Costa Norte compareceu a abertura do seminário “Pré-Sal, os impactos no litoral paulista e as oportunidades”, na sexta-feira (25), em Praia Grande, que reuniu prefeitos, autoridades e entidades profissionais da Construção Civil para discutir a criação de um “Plano Diretor Macro regional”, que balize investimentos e políticas públicas, principalmente em qualificação profissional e infra-estrutura viária e urbana para atender o acréscimo de população decorrente da exploração do petróleo. O evento foi idealizado e realizado pela UALP (União das Associações de Engenharia e Arquitetura do Litoral Paulista).
O prefeito de Praia Grande, Roberto Francisco dos Santos, destacou a importância da discussão e o temor de uma falência social e ambiental: “Além de igualdade de oportunidades no Pré-sal entre os municípios, não queremos que nossa Baixada Santista se transforme em uma nova Macaé-RJ, que para nós, é modelo de degradação ambiental e social, apesar dos royaltes”, alertou.
O presidente do CREA-SP, José Tadeu da Silva, faz o mesmo alerta: “Estivemos com uma equipe em Macaé e constatamos o lado negativo do Petróleo, principalmente da miséria e degradação. Os milhões em royaltes não se reverteram em emprego para a população local”, revela.
Além do ciclo de palestras o seminário abriga também uma feira com estandes de entidades profissionais da construção civil, prefeituras, empresas de engenharia, etc.
Quadro
Agenda do final de semana
Sábado 26/03
9:10 – A Gestão dos prefeitos e o plano diretor macro regional na RMBS com Mauro Orlandini (Prefeito de Bertioga);
9:50 – O incremento do turismo de negócios na RMBS em função da exploração do pré-sal com Márcio França (Secretário de estado de Turismo);
10:30 – Os impactos sociais e o desenvolvimento da RMBS com Paulo Alexandre Barbosa (Secretário de Estado de Desenvolvimento Social);
11:10 – Programa Paulista de Petróleo e Gás Natural com Engº Eduardo Gutierrez (Prog. Investe São Paulo);
À tarde – Programação voltada para os profissionais da construção civil.
Domingo 27/03
9:30 – Reunião da diretoria da UALP – Plano estratégico de excelência e gestão;
10:20 - Saída do City-tour em direção ao 2º Grupo de artilharia anti-aérea de Itaipu;
10:30 – Caminhada ecológica na Fortaleza de Itaipu – Visitação ao Forte Duque de Caxias e a Praia do Canto do Forte.
O Seminário acontece na Colônia de férias do Sindicato dos comerciários de são Paulo, na avenida Guilhermina, 240, bairro Guilhermina em Praia Grande.
Comentários