A Semana Mundial do Brincar tem objetivo de afastar as crianças do celular e trazer elas para perto de brincadeiras típicas da infância
Com uma geração de crianças cada vez mais precoce no uso de celulares, tablets e outras tecnologias, é preciso resgatar aquelas brincadeiras típicas da infância. Pensando nisso, a prefeitura de Guarujá realiza a partir de segunda, dia 27, até o dia 7 de junho, a Semana do Brincar, na rede municipal de ensino infantil e fundamental I.
A iniciativa é uma realização da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) e tem como principal desafio potencializar o afeto, a troca e o contato entre as crianças, seus familiares e comunidade escolar. Em Guarujá, a ação é regulamentada por meio da lei municipal 4.314/16.
O vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer do município, Renato Pietropaolo, destaca que em Guarujá, brincadeira é coisa séria. “A Semana do Brincar vem para promover o resgate de várias brincadeiras, que contribuirão para a formação da criança enquanto cidadão, por meio de atividades que estimulam o conhecimento, a convivência, entre outras habilidades socioemocionais”.
A rede municipal de ensino tem programação em 22 escolas de educação infantil (Emeis) (sendo 3 anexos), mais 15 núcleos de educação infantil (Neims) e 25 núcleos conveniados (Neics), e outras 20 unidades de ensino fundamental I (1ª ao 5º ano). Dentre as atividades estão o resgate de brincadeiras ao ar livre, jogos de competição, musicais; além de oficinas. A maioria delas trabalha ainda o subtema: “Brincando se constrói a Cultura da Paz”. Participam 62 unidades de ensino infantil e outras 20 de fundamental I.
A atividade acontece em alusão à Semana Mundial do Brincar, instituída de 25 de maio a 2 de junho e elaborado pela Aliança pela Infância. Neste ano, o tema é: “O Brincar que abraça a diferença”, que visa enaltecer o brincar como território de convivência das diferenças e busca possibilitar múltiplas reflexões sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças.
A Semana Mundial propõe também os seguintes seis subtemas: brincantes de culturas e identidades diferentes; um corpo sem limites para brincar; brincadeiras como exercício para a vida social; brincando se constrói a cultura de paz; repertórios diversos do brincar e quando a diferença não é respeitada.
Confira a programação nas escolas:
INFANTIL - Tema: “O Brincar que abraça a diferença”
27/ 05 (Segunda) – Brincadeiras tradicionais com resgate da cultura e regiões
28/05 (Terça) – Confecção de brinquedos com materiais estruturados, brincadeiras culturais com participação da família e atividades na praia
29/05 (Quarta) – Brincadeiras com jogos cooperativos favorecendo inclusão, brincadeiras adaptadas, mímicas e confecção de brinquedos com materiais não estruturados
30/05 (Quinta) – resgate de cantigas de rodas, corrida adaptada e brincadeiras musicais
31/05 (Sexta) – Brincadeiras cantadas com material do Palavra Cantada, brincadeiras tradicionais de rua, oficinas com a participação da família na escola, estabelecendo uma conexão com a Cultura de Paz
07/06 (Sexta) – Aula da diversidade: alunos da APAE estarão na EM Aparecida da Costa Sinópoli para uma aula de dança com alunos da escola. Atividade será realizada após a Semana Mundial devido a agenda da instituição
FUNDAMENTAL I (1º ao 5º ano) - Tema: “O Brincar como território de convivência das diferenças”
27/05 (Segunda) – Brincadeiras de roda; jogos de raciocínio (laboratório Mind Lab), atividades plásticas envolvendo desenho, pintura e modelagem; oficina de confecção de brinquedos com materiais não estruturados; gincana entre classes com brincadeiras de rua “Carrinho de Mão”, corrida, corda; e oficina de dobraduras
28/05 (Terça) – Circuito com jogos de raciocínio: tabuleiro Mind Lab; jogos cooperativos; brincadeiras sensoriais; brincadeiras educativas com jogos de mesa: jogo da velha, xadrez, dom, dama e quebra-cabeça; Roda cantada: com material da Palavra Cantada; brincadeiras formativas: soletrando e forca
29/05 (Quarta) – Ginástica Multifuncional; circuito de brincadeiras populares; oficina de slime; brincadeiras de cooperação com dinâmicas e objetos: bola, lençol, coda e bexiga
30/05 (Quinta) – Dança circular; Dinâmica: Cirando dos Bichos; Roda Cantada com material da Palavra Cantada; Brincadeiras Lúdicas com oficina de criação de histórias recreativas
31/05 (Sexta) – Teatro de Fantoches com saco de papel; brincadeiras culturais populares; bingo divertido e piquenique.
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