Segurança Socioambiental é discutida na região

Costa Norte
Publicado em 16/09/2011, às 07h53 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h23

FacebookTwitterWhatsApp

Pressionados pelo aquecimento econômico, a expansão portuária e a crescente demanda por moradia, os municípios da Baixada Santista passam por uma rápida transformação, que requer reflexão, planejamento e agilidade nas ações por parte das autoridades e representantes da sociedade civil. Realizado há 8 anos no campus da Unaerp-Guarujá, o SICI (Simpósio Internacional de Ciências Integradas) propõe-se, nesta edição de 2011, a abordar o tema da Segurança Socioambiental na Baixada Santista. O evento que acontece de 21 a 23 deste mês, sempre a partir das 20h, deve contar com a presença de Marcos Aurélio Adegas, diretor da Agem (Agência Metropolitana da Baixada), o coronel Milton Nomura, comandante da Polícia Ambiental de SP, e outras importantes autoridades dos setores de segurança e defesa civil.

Visão “O desafio é conciliar o desenvolvimento regional, com a preservação do rico, porém frágil, patrimônio natural da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados. O tema deste ano busca chamar a atenção para o fato de que a integridade das pessoas e do ambiente que as cerca envolve um complexo conjunto de medidas do Poder Público, da sociedade organizada e de cada indivíduo, para que medidas de segurança social e ambiental tenham como resultante a sustentabilidade e a qualidade de vida. Apenas com equilíbrio entre o meio ambiente, economia e atendimento das necessidades sociais, será possível estabelecer uma proteção e defesa do cidadão e seu meio”, destaca João Leonardo Mele, diretor do Issa (Instituto de Segurança Socioambiental), professor de Direito Ambiental e coordenador do evento.

Serviço: Data: de 21 a 23/09 Local: Campus Unaerp-Guarujá: av. D. Pedro I, 3300, Enseada

Principais palestrantes: Tema: “Projeto de revitalização socioambiental da serra do mar” - 21/9 – 20h: Marcos Aurélio Adegas - diretor executivo da Agem e representante do Governo do Estado de SP no CAP (Conselho de Autoridade Portuária).

Tema: “Polícia Militar: Os desafios da segurança socioambiental” - 22/9 – 20h: Milton Sussumu Nomura – Coronel da PM Ambiental no Estado e conselheiro titular do Conama e do Consema.

Tema: “Defesa Civil nos eventos de risco ambiental e social” – 23/9 – 20h: Regina Elsa Araújo, coordenadora de Defesa Civil da Baixada Santista (REDEC I-2); Agostinho Tadashi Ogura - Geólogo pesquisador do IPT, especialista em gestão de risco de Desastres Naturais; Nestor Kenji Yoshikawa - Geólogo pesquisador do IPT, especialista em estabilidade de taludes rochosos e gestão ambiental e atualmente responde pela chefia do Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!