GBMar

Segurança nas praias de Guarujá é reforçada com novos guarda-vidas

Os cinquenta novos guarda-vidas que atuarão durante a temporada foram certificados na quinta-feira, 29

Da Redação
Publicado em 04/12/2018, às 08h36 - Atualizado em 23/08/2020, às 18h04

FacebookTwitterWhatsApp
Hygor Abreu/PMG
Hygor Abreu/PMG

As praias de Guarujá contarão com mais 50 guarda-vidas que reforçarão a segurança durante a temporada de verão. Os certificados foram entregues na quinta-feira, na praia do Tombo, após passarem por 21 dias de treinamento, entre aulas práticas e teóricas. A contratação será realizada pela prefeitura, para que eles atuem em colaboração ao efetivo do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) na proteção e segurança dos banhistas.

O secretário-adjunto de Defesa e Convivência Social, Carlos Smicelato, comentou: “É extremamente importante que tenhamos uma praia segura e receptiva tanto para moradores quanto para turistas. Sabemos a competência do Grupamento de Bombeiros Marítimos no que diz respeito à proteção das nossas praias e visitantes. Agradeço esta parceria, sucesso a todos nessa temporada”.

O vice-prefeito de Guarujá, Renato Pietropaolo, ressaltou a importância desse reforço. Disse ele: “São mais de 1 milhão de pessoas que visitam a cidade, muitos não conhecem o mar e os seus perigos. O trabalho dos guarda-vidas é fundamental. Estamos mobilizando todos os setores para garantir a segurança neste período”.

Durante o curso, foram ministradas aulas sobre Noções de Oceonografia, Técnicas Básicas de Recuperação de Afogados, Prevenção e Salvamento Aquático e Relacionamento do Guarda-Vidas com o público. Aos fins de semana, os alunos participaram de estágios supervisionados nas praias da cidade.

O coordenador operacional do Grupamento de Bombeiros Marítimos (Gbmar), major PM Pelicioni falou sobre o treinamento. “É um curso que exige muito da capacidade física, até porque a atividade de guarda-vida necessita que eles estejam bem preparados, para poderem desempenhar a tarefa, que não é fácil”.

Segundo Pelicioni, Guarujá foi um dos primeiros municípios do litoral paulista a contratar guarda-vidas temporários. Ele comentou: “Nos últimos anos conseguimos diminuir drasticamente os números de afogamentos e isso se deu por meio de muito treinamento, novas técnicas e o reforço dos guarda-vidas temporários”.

Durante a cerimônia de certificação, foram premiados os três formandos que alçaram a melhor média no curso, sendo um deles, Jackson dos Santos Neto, de 19 anos. “Hoje é a realização de um sonho, estou muito feliz”, revelou.

Os guarda-vidas temporários atuarão durante a temporada de verão, com término do contrato em 18 de março de 2019.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!