PREOCUPANTE

Segundo pesquisa Datafolha, 54% sofreram constrangimento ou ameaça por escolha política

Ainda de acordo com a pesquisa, 49% dos eleitores deixaram de falar sobre política para evitar discussões ou brigas


Da redação
Publicado em 31/07/2022, às 17h06

FacebookTwitterWhatsApp

Bolsonaro está da corrida eleitoral na frente conforme apuração em tempo real Bolsonaro e Lula Bolsonaro à esquerda e Lula à direita - Rerprodução
Bolsonaro está da corrida eleitoral na frente conforme apuração em tempo real Bolsonaro e Lula Bolsonaro à esquerda e Lula à direita - Rerprodução


Uma pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (31) pelo jornal Folha de São Paulo mostra que 54% dos eleitores afirmaram ter vivido alguma situação de constrangimento, ameaça física ou verbal em razão de suas posições políticas nos últimos meses.

O contingente é mais alto entre simpatizantes do PT (63%), eleitores de Lula (58%), mais instruídos (62%), que reprovam o governo Bolsonaro (62%), autodeclarados pretos (60%) e homossexuais e bissexuais (65%).

Entre todos os entrevistados, 49% dos eleitores brasileiros diz ter deixado de conversar sobre política com amigos e familiares nos últimos meses para evitar discussões. Além disso, 15% disseram já ter recebido ameaça verbal e 7%, física.



A pesquisa Datafolha, contratada pela Folha, ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do país entre quarta (27) e quinta (28). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01192/2022.

O Datafolha apresentou três situações de constrangimento ou coação e pediu aos entrevistados que respondessem se já passaram ou não por casos do tipo:

- Deixou de conversar com amigos ou familiares sobre política para evitar discussões



- Foi ameaçado verbalmente por causa das suas posições políticas

- Foi ameaçado fisicamente por causa das suas posições políticas



*Com informações do portal G1 e Folha de São Paulo  

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!