Perb

Segunda oficina do Parque Estadual da Restinga de Bertioga agendada para abril

O objetivo é ouvir a comunidade e finalizar o plano de manejo da unidade de conservação até setembro

Estela Craveiro
Publicado em 28/03/2018, às 12h49 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h38

FacebookTwitterWhatsApp
Primeira oficina participativa do Plano de Manejo do Perb, no Espaço Cidadão do Centro - Diego Bachiéga/PMB
Primeira oficina participativa do Plano de Manejo do Perb, no Espaço Cidadão do Centro - Diego Bachiéga/PMB

Promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a segunda das quatro oficinas participativas para elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual da Restinga de Bertioga (Perb) está agendada para 19 de abril, quinta-feira, das 17h às 20h, no Espaço Cidadão de Boraceia, e 20 de abril, sexta-feira, das 9h às 17h, no Sesc, no Rio da Praia. A realização de dois encontros similares em cada oficina visa facilitar a participação da comunidade.

Juliana Ferreira de Castro, especialista ambiental da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, explica que “a intenção é ouvir a população e traçar diretrizes para a utilização do Parque”. O objetivo é apresentar o Plano de Manejo do Perb ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), para deliberação final, em setembro próximo.

O tema da segunda oficina será o zoneamento do Perb, que afeta diretamente quem já habitava terrenos inclusos no território do parque quando ele foi criado, em 2010. E também é importante para o desenvolvimento turístico da cidade, pois o plano definirá quais trechos do Perb poderão ser visitados pelo público e em que condições.

Hoje há apenas duas trilhas abertas, Guaratuba e Trilha D'Água, e é necessário agendamento anterior e acompanhamento de guias turísticos credenciados para percorrê-las. “O turismo merece destaque na agenda, porque a economia de Bertioga gira em torno dessa atividade, que pode fomentar o desenvolvimento social e econômico”, comenta Juliana.

As oficinas incluem consultas públicas, com o objetivo de colher contribuições da população para a definição do Plano de Manejo.  A primeira delas, realizada em 22 e 23 de março, em Boraceia e no Centro, abordou o diagnóstico da situação do Perb.

 A terceira oficina, em data a ser agendada, tratará dos programas propostos para o parque. Na quarta oficina, a equipe da secretaria apresentará ao público o material resultante da coleta de informações e sugestões dos munícipes, e o conselho consultivo do Perb se manifestará a respeito.

Presente aos dois encontros da primeira oficina, o vereador Ney Lyra (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Bertioga, achou o resultado produtivo: “Falou-se muito do realinhamento dos limites do parque. Participaram moradores de Boraceia, do Canto do Itaguá e da Vila da Mata. Deu para sentir os conflitos e a necessidade de se readequar diversas situações do parque. De maneira geral, todos gostam do Perb e querem a área de preservação, desde que se respeite os direitos das pessoas que estão morando há mais de 20 anos no local, e tem o direito constitucional à moradia garantido pelo Estatuto da Cidade, que é uma lei de 2001”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!