Contaminação

Secretaria quer fechamento de parque após a morte de oito macacos nos últimos dias

Suspeita é de que os animais, da espécie Bugio (já em extinção), tenham morrido por febre amarela

Da Redação
Publicado em 16/08/2018, às 09h50 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h16

FacebookTwitterWhatsApp
Talita Fernanda/PMC
Talita Fernanda/PMC

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, em reunião com gestores do Parque Estadual da Serra do Mar na quarta-feira, 15, recomendou o fechamento do local, até segunda ordem, para evitar a contaminação por febre amarela. A medida ocorre após a morte suspeita de oito macacos, da espécie bugio (em extinção), registradas desde a última sexta-feira, 10, até quarta-feira, 15. 

O veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba, Guilherme Garrido, informa que os grupos de macacos mortos foram encontrados na área do Parque Estadual do Horto Florestal no bairro Rio do Ouro e próximo à Rodovia dos Tamoios. “Nesta terça-feira, 14, foi possível realizar a necropsia em três destes animais e, pela análise, já foi confirmada a morte dos três por febre amarela. Ainda assim, todo material coletado foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, que confirmará a causa morte destes animais em cerca de uma semana, mas tudo indica que a causa morte de todos foi a mesma”.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informa que não há casos de morte em humanos registrada no município. Até o dia 9, foram vacinadas em Caraguatatuba 78.414 pessoas, o equivalente a 87,51% do público alvo da campanha, que deve atingir o mínimo de 95% para que a população esteja de fato protegida, segundo recomendação do Ministério da Saúde.

Ações

Nesta quinta-feira, 16, agentes comunitários de Saúde, supervisores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Epidemiológica e demais áreas passarão por treinamento para atuarem no Programa Multiação deste sábado, 18, no bairro Rio do Ouro para vacinarem contra febre amarela a população local.

O evento acontecerá na Emef Aída de Castro Grazioli e contará com uma equipe de vacinação, além de carros da Secretaria de Saúde que realizarão ação casa a casa também no mesmo bairro com foco na imunização do máximo de pessoas.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, afirma que todos precisam colaborar e vacinar-se. “Nós queremos pedir a todos que não tomaram a vacina contra febre amarela, por favor, tomem. Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estão vacinando e, neste sábado, estaremos no Rio do Ouro realizando o casa a casa e no Multiação. Por favor, vacinem-se. Isto é muito importante”, destacou.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!