DESRATIZAÇÃO

Saúde intensifica ações de combate a ratos na orla de Santos

O trabalho consiste na instalação de raticidas que levam os roedores à morte de forma gradual

Da Redação
Publicado em 25/01/2020, às 08h53 - Atualizado em 23/08/2020, às 21h41

FacebookTwitterWhatsApp
Susan Hortas/PMS
Susan Hortas/PMS

A prefeitura de Santos intensificou a desratização na orla nessa sexta-feira, 24, com a primeira força-tarefa de 2020, realizada entre as avenidas Washington Luís (canal 3) e Bernardino de Campos (canal 2). Na segunda-feira, 27, a ação terá continuidade da área atual até a avenida Siqueira Campos (canal 4).

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA8 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O trabalho consiste na instalação de armadilhas junto às tocas, com a aplicação de raticidas formados por um composto de cereais com brodifacoum, anticoagulante que leva os roedores à morte de forma gradual. Antes disso, a área passa por limpeza para que restos de alimentos não sejam concorrentes da isca.

Na próxima semana, outro tipo de produto será utilizado, com uma técnica diferente de aplicação. O objetivo é variar os métodos de combate aos ratos, a fim de ampliar a eficácia do serviço.

Realizada a cada dois meses pelo período de uma semana, a força-tarefa é liderada pela Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz) da Secretaria de Saúde (SMS), com participação de profissionais das secretarias de Serviços Públicos (Seserp) e de Meio Ambiente (Semam).

Causa

A principal causa do aparecimento dos roedores é a oferta de alimento, ampliada nos meses de maior movimentação na praia. “É preciso recolher sempre o lixo e jogar os restos de comida na lixeira ou nos contentores. Os ratos consomem qualquer tipo de alimento: sanduíche, pipoca, bala”, alerta o chefe da Sevicoz, Geanfabio Goldsztejn. Segundo ele, as fezes dos cães “que não digerem totalmente a ração” também são atrativas para os roedores.

Aumento

Em 2019, a quantidade de trabalhos de desratização na orla aumentou 37% em relação a 2018, passando de 380 para 519. Considerando o total da Cidade, que inclui outras vias públicas e próprios municipais, o número de ações no ano passado foi de 3.444.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!