Cadela pitbull ajudou a salvar outro animal com anemia grave em São Sebastião; campanha busca criar banco de dados com candidatos a doadores
O Pronto Atendimento de Tratamento Animal (PATA), em São Sebastião, registrou nesta quinta-feira (15) a primeira doação da campanha Sangue Bom Pra Cachorro, iniciada no começo de maio. A doadora foi a cadela pitbull Princesa, de 3 anos, que ajudou a salvar a vida de Logan, um american bully com anemia profunda.
Lina Moreira, tutora de Princesa, comemora com o procedimento: “A doutora agiu corretamente quando solicitou a doação e a transfusão”. Ela mobilizou familiares e compareceu ao PATA com o marido, Sebastião Faria, para o ato solidário. “Eu gostaria, de verdade, que outras pessoas trouxessem seus animais para doar sangue aqui (no PATA)”, reforçou Lina. “A doação garante que tenham as bolsinhas guardadas para agilizar o procedimento, pois o tempo urge”, completou Faria.
A campanha visa formar um banco de dados com cães saudáveis aptos a doar sangue. Quando surgir a necessidade de transfusão, a equipe entra em contato com o tutor previamente cadastrado. Os dados exigidos no cadastro incluem nome do tutor, nome do animal, idade e peso. Após avaliação clínica e hemograma, o procedimento de coleta é realizado.
Myrian Id, médica veterinária e coordenadora técnica do PATA, explica a validade das bolsas de sangue: “As bolsas de sangue animal podem ser armazenadas por cerca de 30 dias, por isso, o banco começa com um cadastro inicial dos candidatos a doador”. Ao final da doação, o animal recebe o Certificado de Coragem, um reconhecimento simbólico pela contribuição à vida de outro cão.
A prefeitura de São Sebastião incentiva que tutores de cães saudáveis procurem o PATA para aderir à campanha, que reforça a importância da solidariedade também no cuidado com os animais.