HOME PORT E MARINA PÚBLICA

São Sebastião conquista selo + Turismo do governo federal

O selo do Ministério do Turismo identifica projetos prioritários e facilitará acesso a financiamento de R$ 200 milhões para home port e marina pública

Estela Craveiro
Publicado em 04/11/2018, às 19h01 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h48

FacebookTwitterWhatsApp
Transatlântico durante o Carnamar 2018 - André Santos/PMSS
Transatlântico durante o Carnamar 2018 - André Santos/PMSS

Em reunião com o prefeito Felipe Augusto na quarta-feira, 31, em Brasília, o ministro do Turismo Vinicius Lummertz anunciou a concessão do selo oficial +Turismo aos projetos de construção de um home port, para receber navios de cruzeiro, e de marina pública em São Sebastião. O selo é concedido pelo Programa Prodetur+Turismo. O município é o primeiro do litoral norte paulista a conquistar este selo.

Em consequência, o pedido de financiamento para a infraestrutura náutica na cidade do litoral norte paulista terá prioridade de tramitação junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

A construção de marina pública e de um píer para embarque e desembarque de 700 mil passageiros de cruzeiros por ano requer a aplicação de R$ 200 milhões.

“Esta obra criará um novo atrativo no sudeste, em uma das orlas mais bonitas do Brasil. Além de desafogar o porto de Santos, forte terminal de chegada de cargas, o home port vai gerar investimentos que vão reorganizar a economia local pela atividade turística”, avaliou o ministro Lummertz.

Para o prefeito Felipe Augusto, esse é um importante passo: “Ter os nossos projetos de home port e marina pública com a chancela do Ministério do Turismo será um divisor de águas em nossa cidade”. Ele se refere à previsão de criação de empregos diretos e indiretos e de fomento ao turismo. 

Prodetur +Turismo

O Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur), do Ministério do Turismo, visa contribuir para a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, pelo fomento ao desenvolvimento local e regional, por meio de parcerias com estados e municípios. O selo oficial +Turismo  identifica planos e projetos priorizados.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!