'Programa Farmácia Pública Veterinária' dará medicação para tutores de animais que possuam baixa renda; lei foi sancionada nesta terça-feira (25)
Rodrigo Florentino
Publicado em 25/03/2025, às 09h31 - Atualizado às 09h35
O prefeito de Santos, Rogério Santos sancionou lei que institui o Programa Farmácia Pública Veterinária. A iniciativa fornecerá medicamentos veterinários de graça, para donos de animais com baixa renda e que morem na cidade. A sanção foi publicada na edição desta terça-feira (25) do Diário Oficial do município. A autoria do projeto de lei é do vereador Benedito Furtado (PSB).
A lei também prevê ações de recebimento de remédios veterinários para doações, voltados exclusivamente para os donos dos animais que se encaixam nos parâmetros. A organização ficará a cargo da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), que será responsável pelo apoio administrativo, técnico e operacional.
Em sua justificativa, o vereador Benedito Furtado alega que Santos já possui estrutura pronta com as quatro unidades da Codevida nos bairros Jabaquara, Jardim Botânico, Caruara e Monte Cabrão, além de uma quinta unidade a ser inaugurada na região dos morros e o Hospital Público Veterinário, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2025.
O político também cita as pessoas com condições financeiras escasssas e que possuem animais. "Infelizmente, muitos tutores não têm recursos para comprar esses remédios, fato que inegavelmente ocasiona no óbito precoce destes animais, enquanto outros deixam até mesmo de comer para comprar o medicamento e salvar o seu animal”, justifica Benedito Furtado.
Rodrigo Florentino
Formado em Comunicação Social na Universidade Santa Cecília (UniSanta)