PREVENÇÃO

Santos intensifica o combate a roedores na orla

Descarte irregular de alimentos, alerta a prefeitura, gera ambiente propício para a proliferação de ratos

Da Redação
Publicado em 07/01/2020, às 07h19 - Atualizado em 23/08/2020, às 21h26

FacebookTwitterWhatsApp
Susan Hortas/PMS
Susan Hortas/PMS

A prefeitura de Santos informou ter intensificado o trabalho preventivo, realizado durante o ano todo, contra a proliferação de roedores. Isso ocorre porque, nesta época do ano, aumenta o descarte irregular de alimentos na área da orla - um ambiente propício para a proliferação de ratos.

Participe dos nossos grupos ℹ  https://chat.whatsapp.com/JfTo5oHKbWzKkWWsu2l1wm 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Na segunda-feira, 6, foram realizadas ações de orientação, limpeza e desratização em pontos estratégicos se concentraram no entorno do Aquário, na Ponta da Praia. Pela manhã, equipe da Prodesan limpou manualmente o trecho de pedras, com a retirada de mais de 200 quilos de resíduos sólidos como restos de alimentos, garrafas PET e madeiras. “Normalmente, a limpeza nesta área é feita a cada 15 dias, mas nesta época do ano fazemos este trabalho semanalmente”, explica o engenheiro agrônomo Marco Aurélio Neves da Silva.

Ele também solicita que munícipes e turistas descartem o lixo da forma adequada: “Temos lixeiras e contentores espalhados por toda a orla”.

No período da tarde, os agentes de controle da Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Sevicoz), da Secretaria de Saúde, aplicaram as iscas com raticida nas tocas próximas ao calçadão e alamedas do jardim. A ação contou com apoio dos profissionais de limpeza da Terracom e continuará até sexta-feira, 10 em direção à praia do José Menino. Nesta terça-feira 7, os profissionais atuam na orla da Aparecida.

O chefe em substituição do Departamento de Vigilância em Saúde, Alex Charleaux Amorim, destaca: “Além da aplicação do raticida nestes pontos específicos, estamos reforçando a conscientização das pessoas com a equipe do IEC [Informação, Educação e Comunicação], que está entregando panfletos educativos com os cuidados que devem ser tomados”.

A assistente social Fernanda Lima, 42 anos, moradora de Ribeirão Preto, passeava com a sua poodle Belinha quando foi abordada por agente de combate a endemias e elogiou a iniciativa: “Achei muito bacana, porque muita gente joga lixo na rua. Eu tomo todos os cuidados e sempre ando com a sacolinha pra recolher as fezes da minha cachorra”.

Dados

Segundo a prefeitura, a quantidade de desratizações na orla da praia de Santos aumentou 37% em 2019 em relação ao ano anterior – foram 519 ações, com o uso de 62 quilos de raticida. Em 2018, ocorreram 380 ações e 55 quilos utilizados.

Nos meses de novembro e dezembro, a Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) realizou força-tarefa para orientar permissionários e comerciantes da orla sobre as providências em relação à limpeza e descarte de resíduos. Agora, a equipe do IEC reforça as orientações, além de entregar e afixar material informativo.

Roedores

Os ratos são animais que se alimentam tanto de produtos de origem animal quanto vegetal, e preferem alimentos não estragados, que escolhem por meio do olfato e paladar apurados. Eles transmitem diversos tipos de doenças ao ser humano, sendo as principais leptospirose, peste bubônica e Tifo Murino.

Para evitar a proliferação destes animais, é essencial adotar algumas medidas como: não jogar lixo nas praias, ruas ou em terrenos baldios; dispor o lixo na rua próximo ao horário da coleta; vistoriar e manter limpos quintais, garagens e sótãos; evitar acúmulo de materiais inservíveis e entulhos; evitar frestas e vãos que possam servir de abrigo; acondicionar corretamente os alimentos; manter limpas as instalações de animais domésticos, não deixando alimentos expostos por muito tempo, principalmente à noite.

Denúncias

Caso os munícipes identifiquem o descarte irregular de lixo e de restos de comida na região da orla, bem como a proliferação de roedores, podem entrar em contato com a Ouvidoria e registrar uma ocorrência. O setor atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, no Paço Municipal (Praça Mauá s/nº - térreo) e pelo telefone 162, e internet (https://www.santos.sp.gov.br/?q=content/ouvidoria-digital-som).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou telefones 3257-8032 e 3257-8046.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!