Equipamento acessível marca segunda fase do projeto de revitalização e amplia integração entre o centro e o porto; entenda o benefício à população
A cidade de Santos, no litoral paulista, passou a contar com novo acesso ao Parque Valongo, no centro histórico. A passarela porto-cidade Engenheiro José Colla foi entregue na quinta-feira (26) e conecta a rua XV de Novembro, na altura do número 155, diretamente ao armazém 4, no cais, cruzando a rua Tuyuti e a avenida perimetral.
A estrutura tem 228 metros de extensão, 6,6 metros de altura livre e projeto totalmente acessível. Possui escada central e rampa helicoidal com inclinação de 8,33%, o que permite a circulação de pessoas com mobilidade reduzida.
O equipamento funcionará todos os dias, das 8h às 22h, mesmo horário do parque, e já poderá ser utilizado durante a Festa Inverno Criativo 2025, que começa nesta sexta-feira (27).
A passarela foi construída como contrapartida da Autoridade Portuária de Santos (APS) e da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS), com o objetivo de ampliar a segurança e o conforto de quem circula pela região. A entrega marca mais um passo na segunda fase do projeto de requalificação da área portuária, que já revitalizou os antigos armazéns 4, 5 e 6.
Outras intervenções estão previstas, como a restauração da Casa de Pedra e dos armazéns 1, 2 e 3, viabilizadas por meio de termo de compromisso com a Brasil Terminal Portuário (BTP). As obras no armazém 3 têm início previsto para agosto.
Para o prefeito Rogério Santos, a passarela representa mais uma etapa do plano de revitalização do centro: “A gente interliga vários ativos turísticos da cidade. Através dessa passarela, você liga a rua XV de Novembro, onde está a Bolsa do Café, o novo bulevar e os restaurantes, com o Parque Valongo e também com o próprio Valongo”.
O presidente da APS, Anderson Pomini, classificou a inauguração como um marco: “Hoje é um dia histórico para o Porto de Santos e para a cidade. Estamos inaugurando uma ligação seca que conecta o centro histórico, uma área riquíssima, com o cais do porto”.
O presidente da FIPS, João Almeida, também destacou o projeto como símbolo de mobilidade urbana sustentável. A passarela leva o nome do engenheiro José Antônio Fonseca Colla, profissional da FIPS que participou de diversas obras ferroviárias na cidade e foi importante para a expansão do porto, segundo a prefeitura.
Inaugurado em 2024, o Parque Valongo é considerado um marco na transformação do centro histórico. O espaço, que integra lazer, cultura e turismo, já recebeu mais de 500 mil visitantes e tem atraído eventos de diferentes perfis. A nova passarela se soma ao acesso existente na praça da República e será uma das entradas da Festa Inverno Criativo 2025, que vai até 2 de agosto com entrada gratuita e programação variada.