Empreendedorismo

Santos é a 5ª melhor cidade do País para se fazer negócios

Estudo avaliou o potencial de desenvolvimento econômico de 317 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, destacando os 100 mais atrativos para investimentos

Da Redação
Publicado em 17/10/2019, às 12h47 - Atualizado em 23/08/2020, às 20h31

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/ Ronaldo Andrade
Divulgação/ Ronaldo Andrade

Santos é a quinta melhor cidade do País para se investir. A informação foi publicada pela Revista Exame, que divulgou em sua edição 1.195 o ranking anual Melhores cidades para Fazer Negócios, elaborado pela empresa de consultoria Urban Systems.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA8  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Há dois anos, o Município figura entre os dez primeiros colocados, sendo que em 2018 esteve na 10ª colocação.

O estudo, em sua sexta edição em 2019, avaliou o potencial de desenvolvimento econômico de 317 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, destacando os 100 mais atrativos para investimentos.

A pesquisa analisou os quesitos infraestrutura, desenvolvimento econômico, capital humano e desenvolvimento social, destacando as cidades que mantiveram os investimentos em políticas públicas e souberam explorar seus potenciais, superando adversidades.

“De acordo com a pesquisa, os melhores municípios aproveitam suas vocações e mostram a capacidade de enfrentar adversidade, o que temos feito nestes anos de crise, utilizando parcerias para garantir investimentos importantes. Mesmo diante das dificuldades, não paramos de buscar investimentos e ampliamos os serviços disponíveis porque as demandas, neste período, pelos serviços públicos são ampliadas com aumento de procura de vagas em escolas, serviços hospitalares e temos que estar prontos para este atendimento”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

CATEGORIAS

Por categoria, Santos obteve a 8ª posição em capital humano, a 10ª nos itens desenvolvimento social e infraestrutura e 22ª em desenvolvimento econômico, totalizando 11,995 pontos. As quatro primeiras colocações ficaram para São Caetano do Sul (1º lugar – 13,178 pontos), Vitória (2º lugar – 12,996 pontos), São Paulo (3º lugar – 12,719 pontos) e Barueri (4º lugar – 12,625 pontos).

Ainda de acordo com a pesquisa, as cidades com mais de 100 mil habitantes representam 70% do PIB brasileiro, abrigam 62% das empresas, 72% dos empregos formais e 57% da população brasileira. Entre as dez primeiras posições estão apenas municípios das regiões Sudeste e Sul.

Santos investe no empreendedorismo e qualificação

Santos aposta no empreendedorismo, qualificação profissional e socialização por meio do trabalho desenvolvido nas oito Vilas Criativas e em espaços como a Sala do Empreendedor e Parque Tecnológico.

As Vilas Criativas são equipamentos com foco em atividades de lazer, socialização e geração de renda, todas gratuitas e relacionadas principalmente ao segmento de economia criativa, instaladas pela Prefeitura em áreas de vulnerabilidade social. Oferecem atividades livres nas áreas de cultura, esporte, bem estar e qualificação profissional, além de treinamento em academia (fitness) e sessões de cinema em salas de projeção instaladas nas unidades da Vila Nova, Vila Progresso e Penha.

EMPREENDEDORISMO

Já na Sala do Empreendedor (Rua General Câmara, 30, no Centro) é possível buscar informações sobre os processos necessários para abertura de empresas, alteração de atividades econômicas e transferência de local, fomentando a geração de empregos e renda, incrementando a economia da Cidade. O equipamento representa um salto de qualidade no atendimento da Prefeitura aos empreendedores e profissionais da Cidade, e um grande passo no processo de desburocratização e modernização da máquina administrativa.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!