REFORÇO

Samu e Bombeiros integram forças para salvar afogados na Enseada

Ação conjunta com os bombeiros começa nesta quarta-feira (24); equipes terão ambulância fixa, motos e o inédito 'Ciclo Samu' para driblar o trânsito


Redação
Publicado em 23/12/2025, às 16h47

FacebookTwitterWhatsApp

Samu e Bombeiros integram forças para salvar afogados na Enseada
Objetivo é reduzir o tempo-resposta em um dos períodos mais movimentados do ano - Divulgação/Prefeitura de Guarujá


O socorro a vítimas de afogamento, em Guarujá, recebe reforço estratégico a partir desta quarta-feira (24). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passa a atuar de forma integrada com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), posicionando uma viatura fixa na praça Horácio Lafer, na praia da Enseada.

A base operacional funcionará no mesmo local onde já existe o posto do GBMar. Além da ambulância de prontidão, duas motocicletas farão o patrulhamento exclusivo nas orlas das principais praias da cidade.

O objetivo da operação é encurtar o tempo de resposta. Assim que os guarda-vidas retirarem a vítima do mar, a equipe do Samu já estará posicionada para iniciar o suporte médico avançado ainda na areia, aumentando as chances de sobrevivência e recuperação.



Estar ao lado do GBMar permite que o atendimento comece imediatamente após o resgate. É uma estratégia que vai garantir mais segurança e eficiência", destaca Marcelo Valentim, coordenador do Samu.

Para driblar o trânsito intenso da alta temporada, a prefeitura lança, no sábado (27), o projeto Ciclo Samu. Equipes formadas por técnicos de enfermagem e enfermeiros percorrerão a orla utilizando bicicletas equipadas para atendimentos de urgência.

A iniciativa conta com 12 profissionais que passaram por treinamento específico de condução de bicicleta de emergência em novembro.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!