PANDEMIA

Salões de beleza terão fiscalização reforçada a partir de quinta-feira

Inspeções intensificadas em Guarujá devem ser concluídas até o fim do mês

Da redação
Publicado em 16/11/2020, às 17h56 - Atualizado às 17h56

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Pxhere
Reprodução/Pxhere

A Vigilância Sanitária de Guarujá intensificará a partir de quinta-feira, 19, a  fiscalização em salões de beleza e barbearias, no intuito de prevenir a disseminação do novo coronavírus. O segmento é o último previsto nas ações de reforço da equipe, que realiza inspeções, diariamente, nos estabelecimentos do município.

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/COSTAGUARUJAINFORMA 📲 Informe-se, denuncie!

A expectativa é de que a ação seja concluída até o fim deste mês, sendo que já foi realizada em supermercados, mercearias, restaurantes por quilo, quiosques, hotéis, pousadas e academias esportivas e similares. A iniciativa consiste em averiguar se as atividades comercias estão sendo desempenhadas de acordo com as  condições de funcionamento impostas pela cidade.

Os fiscais da prefeitura monitoram se os locais atendem aos critérios de segurança para o funcionamento, como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), obrigatórios por parte de clientes e funcionários; a existência de demarcação para o distanciamento social e álcool em gel disponibilizado para a higienização das mãos em locais estratégicos.

Além disso, também verificarão se há limpeza constante de superfícies e ambientes com circulação de pessoas, como os assentos de espera e de execução do serviço (cadeira de corte, lavatório e etc) e equipamentos de esterilização de alicates. Os funcionários necessitam estar paramentados, utilizando além dos EPIs, um termômetro para aferição da temperatura dos clientes na entrada do estabelecimento.

Em caso de infração, o local será notificado para a devida adequação, dentro do prazo estipulado. Se houver descumprimento, poderá ser gerada multa a partir de R$ 300,00, conforme a irregularidade.

Balanço parcial

Até o momento, a Vigilância Sanitária de Guarujá fiscalizou 417 estabelecimentos. Desta forma, o saldo parcial é de 63 academias esportivas e similares, 56 hotéis, 53 pousadas, 50 supermercados, 120 restaurantes e 75 quiosques. Desse volume, os fiscais registraram 180 autuações por ausência de sinalização para distanciamento e uso de máscara. Nenhuma delas gerou multa, já que todas as solicitações foram regularizadas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!