Consumidores podem economizar na conta de energia ao descartar corretamente latinhas, garrafas PET e outros resíduos recicláveis
Com o aumento do consumo de embalagens típicas nas festas juninas, como latas de alumínio, caixas de papelão e garrafas plásticas, a Neoenergia Elektro reforçou o incentivo à reciclagem, em Guarujá, no litoral de São Paulo, e clientes da distribuidora podem obter descontos na conta de energia por meio do descarte consciente desses resíduos em máquinas coletoras, conhecidas como Retorna Machines.
O projeto integra o programa Triciclo de Benefícios, que gera pontos chamados tricoins, a partir da leitura do código de barras de cada material reciclável. A cada 150 tricoins acumulados, por exemplo, com 10 latas de alumínio ou 15 garrafas PET, o consumidor garante R$ 1,00 de desconto. O sistema exige que os resíduos estejam limpos e com código de barras visível.
A iniciativa, que também compõe o projeto Vale Luz, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), alia benefício econômico e responsabilidade ambiental. A reciclagem de alumínio, por exemplo, consome até 95% menos energia em comparação com a produção a partir da matéria-prima original.
Além da economia e da preservação ambiental, os usuários das Retorna Machines podem direcionar seus pontos a instituições sem fins lucrativos, promovendo solidariedade de forma simples e automatizada. Basta selecionar a entidade de preferência no momento do descarte.
Os materiais aceitos incluem vidro, papel e papelão (jornais, revistas, caixas); plásticos (embalagens PET, sacolas) e metais (latas de alumínio, aço, aerossol, ferro). Em Guarujá, única cidade do litoral paulista no projeto, as máquinas estão disponíveis nos seguintes endereços: