Saiba avaliar uma Oportunidade x Mercado

Costa Norte
Publicado em 23/12/2011, às 10h25 - Atualizado em 23/08/2020, às 13h31

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“Os generais romanos eram extremamente supersticiosos. Eles só entravam em uma batalha quando suas galinhas sagradas, que estavam sempre por perto, estivessem com apetite. Se as galinhas não comessem, eles simplesmente adiavam o confronto”.

É o mercado que determina se a sua ideia é de fato uma fonte de batalha para a oportunidade do seu investimento.

Todo final do ano é bom para começar um negócio novo, mas aprenda a identificar uma ideia e qual o mercado que se quer atingir, não basta apenas uma ideia. Observe e desenvolva habilidades para entender como atuar no mercado e esteja preparado para programar os seus projetos.

Estude o retorno econômico - posicione a oportunidade para as necessidades do consumidor - e a atual situação do mercado, se é de fato favorável, mesmo para ampliação ou desenvolvimento de um negócio já existente.

Tenha cuidado em como fazer e não fique preocupado se a sua ideia é, ou não, exclusiva no mercado. Pense melhor, conquiste e transforme o seu produto ou serviço em algo prático que estabeleça o crescimento da sua empresa.

O importante é saber desenvolver, implantar e construir um negócio de sucesso com inovação e diferenciação no mercado. Hoje o mercado é sempre uma caixinha de surpresa, é bom estar bem preparado. Conforme pesquisa, nos EUA, 60% das start-up, empresas iniciantes, não possuem nenhum funcionário, seria ótimo que os microempresários brasileiros seguissem este exemplo. Em nosso município [Bertioga], encontramos outro desajuste, que é o apagão de mão de obra, ou seja, uma dificuldade para encontrar mão de obra especializada, muitos contratam e depois treinam o profissional. Se possível não adie o confronto, esqueça as superstições e dedique mais tempo para estudar e conhecer sua empresa, seus produtos ou serviços e crie uma idéia nova para aplicação, abordagem e solução dos problemas. Conhecer e satisfazer o cliente são fundamentais, para isto seja realista e aprenda a identificar as preferências, hábitos de consumo e quais as necessidades do seu público-alvo. Pare com superstições e viva com a razão.

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