Gastronomia

Sabores da Praia pretende fomentar turismo gastronômico no litoral norte

Sabores da Praia objetiva promover o setor durante todo o ano, por meio de variadas ações

Reginaldo Pupo
Publicado em 14/06/2018, às 12h11 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h56

FacebookTwitterWhatsApp
Reginaldo Pupo
Reginaldo Pupo

A gastronomia do litoral norte, conhecida por mesclar sua culinária típica caiçara com refinados pratos contemporâneos, conta, nessa semana, com  uma aliada para difundir o segmento, cujo alvo é o público visitante da região, nos finais de semana, feriados e temporada de verão. O projeto Sabores da Praia pretende divulgar a gastronomia de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Bertioga (embora esta última pertença à Baixada Santista) nas mídias jornalísticas especializadas em gastronomia, culinária e turismo de todo o país.

Imagem acervo site

De acordo com os idealizadores do projeto, o objetivo é promover e fomentar o setor durante todo o ano e valorizar a gastronomia regional e internacional. Além dos restaurantes, também fazem parte do projeto gastrobares, cafés, cervejarias artesanais e bistrôs. Entre as ações, está a publicação de um guia de capa dura anual, com previsão para o final de 2018, com a relação de todos os restaurantes participantes, com fotos dos pratos mais solicitados, ficha técnica, receitas e perfil do chef, e a criação de um aplicativo, previsto para setembro desse ano, no qual os clientes poderão escolher o restaurante de sua preferência, acessar o menu, fazer reservas e acessar fotos dos pratos, entre outras propostas de divulgação.

Rodrigo Oliveira, gerente de marketing do projeto, diz: “O Sabores da Praia irá realizar seu Festival Internacional de Gastronomia, reunindo as cinco cidades, aproveitando a grande demanda por restaurantes de diversas nacionalidades existentes na região”. Segundo ele, todos os pratos participantes dos festivais terão valores únicos, para que qualquer morador ou turista tenha oportunidade de saborear os mais variados tipos de sabores. Oliveira acrescenta que o projeto também organizará concursos, coquetéis e lançamentos.

Imagem acervo site

Press Foods

O projeto também promoverá press foods, ação na qual jornalistas especializados em gastronomia, culinária e turismo serão convidados a conhecer os restaurantes associados e fazer degustações dos pratos sugeridos pelos chefs. Para Rodrigo, “com todas essas ações, a ideia é atrair e manter um índice de ocupação nos restaurantes e afins, na baixa temporada, já que a região do litoral norte enfrenta a questão da sazonalidade. Muitos dos estabelecimentos vêm enfrentando a crise com doses de criatividade, mas uma boa divulgação sempre será bem-vinda”.  Ainda de acordo com o projeto, todos os restaurantes associados receberão um selo de qualidade. "Dessa forma, o cliente saberá que o estabelecimento é membro do Sabores da Praia, sinônimo de gastronomia de qualidade, requinte e bom gosto, e que obedece a critérios estabelecidos pelo projeto”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!