Saneamento

Sabesp prevê investimentos de R$ 1 bilhão para o litoral

Segundo a companhia, sem contrato não há respaldo para melhorias no saneamento das cidades

Da Redação
Publicado em 03/04/2018, às 12h33 - Atualizado em 24/08/2020, às 03h21

FacebookTwitterWhatsApp
O aporte seria destinado a obras de ampliação no abastecimento de água e aumento na coleta e o tratamento de esgotos nas cidades praianas - Divulgação/Sabesp
O aporte seria destinado a obras de ampliação no abastecimento de água e aumento na coleta e o tratamento de esgotos nas cidades praianas - Divulgação/Sabesp

A Sabesp anunciou nesta terça-feira, 3, que pretende investir mais de R$ 1 bilhão na Baixada Santista e Litoral Norte nos próximos anos. Para isso, a companhia afirmou ser necessário que as prefeituras assinem a renovação ou novos contratos, no caso de cidades em que a atuação é realizada por meio escrituras públicas.

O aporte, informou, seria destinado a obras de ampliação no abastecimento de água e aumento na coleta e o tratamento de esgotos nas cidades praianas. Das 13 cidades da região, apenas Santos tem contrato vigente com a Sabesp. Nos outros oito municípios da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente) e nos quatro  do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), a companhia afirmou que a atuação é mantida por meio de escrituras públicas. "Esse tipo de documento não dá respaldo para que sejam feitas melhorias no saneamento das cidades. Para que os moradores vejam as obras e sintam os benefícios delas, é fundamental que seus prefeitos assinem os novos contratos", revelou por meio de sua assessoria de imprensa.

A Sabesp destaca as seguintes obras previstas para a Baixada Santista: Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário Cotas, em Cubatão; Estações de Tratamento de Água Peruíbe e Guaraú, em Peruíbe; Estação de Tratamento de Água Melvi e Sistema de Esgotamento Sanitário Vila Sônia, em Praia Grande; Sistema de Esgotamento Sanitário Alemoa, em Santos; Sistema de Esgotamento Sanitário Rio da Praia, em Bertioga; Sistema de Esgotamento Sanitário Vila Zilda, em Guarujá; Sistema de Esgotamento Sanitário Vila Margarida, em São Vicente; e a ampliação da Estação de Tratamento de Água Mambu-Branco, em Itanhaém, que também beneficiará Praia Grande, Mongaguá e Peruíbe.

Já para o Litoral Norte, as principais obras são: Sistema de Esgotamento Sanitário Jardim Adalgisa, no Massaguaçu, em Caraguatatuba; novas captações do Sistema de Abastecimento de Água Água Branca, em Ilhabela; novo Sistema de Abastecimento de Água Itamambuca e ampliação do sistema de reservação em Ubatuba; Sistemas de Abastecimento de Água Cristina e Boiçucanga, Sistemas de Esgotamento Sanitário Barra do Una e Engenho e Estação de Tratamento de Esgotos Itatinga/Araçá, em São Sebastião.

Além disso, a companhia informou que o planejamento também considera a manutenção das estruturas já existentes, custos operacionais e o crescimento vegetativo previsto para o período. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!