DISCUSSÃO

Rosana Valle abraça campanha por Hospital Veterinário

Deputada federal aderiu à campanha que defende atendimento à tutores de baixa renda

Da Redação
Publicado em 12/08/2020, às 10h02 - Atualizado em 24/08/2020, às 08h33

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

A deputada federal Rosana Valle (PSB) aderiu à campanha pela criação de um Hospital Veterinário Regional Público para atender animais cujos donos sejam de baixa renda. A parlamentar defende uma mobilização regional, envolvendo os prefeitos, entidades, profissionais e universidades para a construção e custeio. 

Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/GRUPOCNGUARUJA 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

O encontro realizado a respeito teve a participação do deputado estadual Caio França (PSB); do ex-secretário de Meio Ambiente e vereador de São Vicente, Gustavo Palmieri; de Leila Abreu, coordenadora da Codevida; do vereador de Praia Grande, Cadu Barbosa; do ex-secretário de Meio Ambiente de Santos e engenheiro, Marcos Libório e pessoas envolvidas com a causa animal.

Ficou claro na reunião que o grande desafio será encontrar um modelo de custeio. Rosana Valle se propôs também, junto com o deputado Caio França, a buscar recursos estaduais e federais para a construção. 

O vereador Gustavo Palmieri explicou que existe a disponibilidade de um terreno na Área Continental de São Vicente, ao lado da Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal). Já o vereador de Praia Grande, Cadu Barbosa disse sua cidade também pode ser uma opção de local. Também Marcos Libório e Leila Abreu ofereceram apoio e lembraram que há um cão para cada cinco habitantes da região.

Todos chegaram ao consenso de que o hospital veterinário público deve ser destinado exclusivamente a pessoas de comprovada baixa renda. Lembraram que é alto o índice de mortalidade dos animais por falta deste tipo de assistência.

Todos citaram o trabalho da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais-SP  (Anclivepa), que abriu a primeira unidade do tipo no País, no Tatuapé, na Capital paulista. Há ainda os exemplos dos hospitais de Mogi das Cruzes, Osasco e Tucuruvi, todos destinados aos proprietários assistidos por programas sociais como o Bolsa Família, ou seja de comprovada baixa renda. Nova reunião será realizada para avaliar modelos de custeio destes hospitais.

"Trata-se de um problema de saúde pública e uma ação de solidariedade que precisamos enfrentar juntos, uma vez que o hospital seria destinado a atender as nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista", disse a deputada federal Rosana Valle.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!