TAPA NO VISUAL

Revitalização no centro histórico de Santos avança até a rua da Constituição

Trabalhos começaram no trecho entre as ruas Xavier da Silveira e Visconde do Rio Branco; na sequência, será contemplada a rua do Comércio

Redação
Publicado em 14/11/2024, às 08h23 - Atualizado às 08h39

FacebookTwitterWhatsApp
Projeto pretende valorizar  aspectos culturais e históricos da área - Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos
Projeto pretende valorizar aspectos culturais e históricos da área - Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

A rua da Constituição, segunda via do pacote de obras de reestruturação do chamado eixo turístico do centro histórico de Santos, começou a receber intervenções na terça-feira (12). O projeto já beneficiou trecho da rua Tuyuti, entre o largo Marquês de Monte Alegre e a rua Frei Gaspar, que foi transformado no Bulevar Cidade de Gênova. Na rua da Constituição, os trabalhos começaram no trecho entre as ruas Xavier da Silveira e Visconde do Rio Branco, que permanecerá interditado ao tráfego pela CET-Santos até o dia 2 de dezembro. A rota alternativa é a rua Eduardo Ferreira.

De acordo com a prefeitura santista, o projeto do eixo turístico pretende garantir segurança e conforto aos usuários, com adequações de acessibilidade, valorizar  aspectos culturais e históricos da área, fomentar o turismo e estimular a economia local. Na sequência, será contemplada a rua do Comércio.

O secretário Wagner Ramos, titular da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), comentou sobre as intervenções: “A proposta insere-se, ainda, na readequação da mobilidade urbana, de forma integrada, tendo em vista a implementação da segunda linha do VLT, que atenderá ao centro histórico e à área do mercado municipal”.

A rua da Constituição  ficará restrita ao trânsito de pedestres, veículos de passeio e linha turística do bonde no trecho entre as ruas  General Câmara e Xavier da Silveira. Por ela circulavam veículos pesados, tendo em vista a conexão com a via perimetral do porto de Santos.

Obras rua da Constituição Santos
Projeto prevê  criação de ilha central para dividir o fluxo de veículos na frente do Outeiro de Santa Catarina - Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos

“Haverá uma alteração no viário para impedir a passagem de veículos pesados no entorno do Outeiro de Santa Catarina, marco da fundação do povoado de Santos, e de outros bens com significância arquitetônica protegida”, frisou o secretário. Sede da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), o outeiro é patrimônio tombado nos três níveis de governo (municipal, estadual e federal).

Projeto

O projeto prevê a criação de uma ilha central para dividir o fluxo de veículos na frente do outeiro (rua Visconde de Rio Branco, esquina com a rua da Constituição), alterando o sentido da mão de trânsito da rua da Constituição, entre a rua Xavier da Silveira e Visconde de Rio Branco. Dessa forma, os caminhões procedentes da perimetral não poderão mais ingressar na rua da Constituição.

O trecho entre a Visconde do Rio Branco e General Câmara continuará com fluxo de veículos sentido praia, mas a via será estreitada, permitindo a ampliação do passeio e a criação de áreas de contemplação do patrimônio, com bancos, floreiras e lixeiras. Haverá, ainda, a revitalização de 1.680m² de passeios e pavimento, com a padronização do calçamento em mosaico português, de modo que seja nivelado com o leito da rua, proporcionando acessibilidade e priorizando os pedestres. 

Projeto rua da Constituição
Projeção de como ficará a rua da Constituição após as intervenções - Divulgação/Prefeitura de Santos

O projeto envolve reassentamento de 537,66m² de paralelepípedos e pavimentação de 160,55m² de paralelos retificados e polidos, regularização e compactação mecanizada de superfície, instalação de guia em granito polido e execução de passeio em concreto reforçado com fibra de polipropileno, com arremate de ladrilho hidráulico, entre outras intervenções.

Aproximadamente 24m² serão limpos e regularizados para ajardinamento, área que receberá grama em placas e sete árvores ornamentais, oito lixeiras em concreto e tampa em inox, e 22 balizadores em concreto pigmentado. Nas imediações do Outeiro de Santa Catarina, serão instalados seis bancos curvos em concreto armado pigmentado, com assento em madeira.

Investimento

Ainda segundo a prefeitura, a revitalização das três ruas do eixo turístico do centro histórico, com prazo contratual de 21 meses (expira no início do segundo semestre de 2025), está a cargo da Pavisan, vencedora da concorrência pública. As obras representam investimento de R$ 9.973.022,65, dos quais R$ 7.510.000,00 liberados pelo Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias), do governo estadual, e o restante do orçamento municipal.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!