ANO CONFUSO, VIRADA CONFUSA

Réveillon em Peruíbe, SP: cidade da Baixada não vai fechar praias, mas orienta que sejam evitadas

Apesar de não proibir ou fechar as praias por falta de apoio do governo estadual, prefeitura vai mobilizar recursos para fiscalizar trânsito e orlas na semana da virada de ano

Da redação
Publicado em 29/12/2020, às 09h54 - Atualizado às 10h46

FacebookTwitterWhatsApp
Faixa de areia de Praia Grande, no fim de semana de Natal. - Foto: Acervo Pessoal / Julio Itacy
Faixa de areia de Praia Grande, no fim de semana de Natal. - Foto: Acervo Pessoal / Julio Itacy

A prefeitura de Peruíbe, na Baixada Santista, decidiu não fechar as praias durante o Réveillon. A decisão se deu após o Governo do Estado negar pedido de auxílio operacional na fiscalização das orlas, alegando que a responsabilidade de fiscalização das praias é dos municípios.  "O município não possui estrutura para o fechamento de toda a extensão do local, por isso a proibição só será possível caso haja apoio do Estado nesse sentido", informou a gestão municipal de Peruíbe ao Portal Costa Norte, na tarde desta segunda-feira, 28. 

O bloqueio das orlas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro havia sido decidido pelas prefeituras da Baixada Santista após deliberação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), realizada na ante-véspera de Natal, 23, como contrapartida da recusa da região à severa fase vermelha, imposta temporariamente pelo governo estadual.

Leia também: À própria sorte: após Estado negar apoio, Praia Grande e Peruíbe não fecharão praias no Réveillon

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/Guarujáinfo2  📲 Informe-se, denuncie!🔵

Como Peruíbe vai funcionar na virada de ano

Mesmo com o não fechamento das praias, a Prefeitura de Peruíbe recomendou que os turistas e moradores que estejam na cidade durante a Réveillon não utilizem a orla e a praia, para evitar aglomerações. 

A cidade também vai mobilizar seus recursos para fiscalizar as áreas. Segundo a prefeitura, "o efetivo de fiscais de posturas será dobrado com escala por período, e todo o efetivo da Guarda Civil Municipal também está escalado para fiscalizações gerais por toda a cidade". 

Até o próximo dia 7, o Departamento de Mobilidade Urbana fecha a Avenida Mário Covas (beira-mar), no trecho entre as ruas Faustino Silva e São Pedro, região central da cidade, onde tradicionalmente há mais movimento. A medida acontece diariamente das 18h às 7h, sentido Porto/Ruínas.

Visando conter aglomerações que propiciam a disseminação da covid-19 e em respeito à fase amarela, o município proibiu ônibus turísticos fretados de entrarem na cidade, deixando de emitir autorizações para este tipo de transporte durante o período de festas de final de ano. No âmbito da Operação Verão, 150 policiais apoiam a fiscalização geral do município. Também está mantido o cancelamento da queima de fogos na cidade. 

Festas de fim de ano na Baixada: disputa com o Governo Estadual

Ficou acordado na plenária do colegiado regional que as prefeituras fechariam as praias desde que o governo estadual auxiliasse a região com efetivo policial e suporte operacional na ocasião. As medidas compensatórias, segundo o Condesb, presidido pelo Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), visavam a diminuição da proliferação da covid-19. “Objetivo é evitar a vinda das pessoas. O Réveillon na praia não será possível", declarou o presidente do colegiado, após a reunião realizada na última quinta-feira, 23. 

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/Guarujáinfo2  📲 Informe-se, denuncie!🔵

Além de recusar o auxílio operacional solicitado pelas prefeituras para o isolamento das orlas durante o Réveillon, o Governo Estadual também não atendeu a solicitação do Condesb de cancelar a Operação Descida e a inversão das pistas no Sistema Anchieta-Imigrantes,  no período de Natal. O pedido visava desestimular a descida de veículos, nos dias 25,26 e 27, parte do mesmo período em que governo estadual determinou a fase vermelha. 

Saiba mais: 

Artesp e Ecovias recusam apelo de prefeituras da Baixada Santista, SP, e mantém Operação Descida

Entre 800 mil e 1,2 milhão de veículos podem ir ao litoral de SP nas semanas do Natal e Ano Novo

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!