Réveillon da Riviera terá fogos silenciosos

vanessa
Publicado em 22/12/2017, às 11h09 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h17

FacebookTwitterWhatsApp
vanessa
vanessa
Decisão socialmente correta e pioneira no município evitará incômodo a crianças, idosos e animais

Bertioga

Marina Aguiar

O show pirotécnico da Riviera de São Lourenço no Réveillon será silencioso, nessa virada de ano. A Associação de Amigos da Riviera e a Sobloco Construtora decidiram utilizar apenas fogos de artifício com pouco ruído devido ao incômodo causado a crianças, idosos e animais. Serão 10 minutos de espetáculo. Tais fogos já foram utilizados em anos anteriores junto com os ruidosos, como explica o diretor de marketing da Sobloco Luiz Augusto Pereira de Almeida: "Neste final de ano, tiramos os ruidosos para deixar somente os mais silenciosos. Não existe diferença de custo entre os dois tipos. Entretanto, temos que esclarecer que, todos os fogos de artifício emitem algum tipo de ruído. Não existe um 100% silencioso".

O diretor ainda esclarece que não serão utilizados artefatos de grande diâmetro. "Segundo o fornecedor, os fogos  de artifício com menores diâmetros, queimam gradativamente, desde seu lançamento, sem uma grande explosão. Isso traz um bom efeito visual.  Os fogos de artifício tradicionais utilizam bombas, que explodem os elementos químicos, depois de arremessá-los no ar".

O tema tem causado mobilização na região, tanto que os municípios de Santos e São Sebastião chegaram a aprovar leis de proibição à fabricação, comercialização e queima de fogos emissores de grande ruído, este ano. Porém, a Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi) conseguiu liminarespara suspender as decisões. Em Bertioga, a vereadora Valéria Bento(MDB) apresentou o projeto de lei 03/2017, com o objetivo de disciplinar o uso de fogos de artifício no município, o assunto foi discutido em audiência pública, mas não teve prosseguimento.

Para Luiz Augusto, a queima de fogos é um elemento turístico e cativante, mas deve ser realizada de maneira correta. "Impedir a realização de shows pirotécnicos não é razoável, mesmo porque, encantam em qualquer parte do mundo. A Disney faz shows diários, com a presença de milhares de pessoas. Se existem maneiras de melhorar a sua apresentação, tanto melhor. É o que estamos experimentando esse ano".

A iniciativa foi elogiada pela presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Maira Eugenia CaralliCapellini. "Não é bom apenas para o meu animal de estimação dentro de casa. Existem milhões de aves, mamíferos ou répteis que morrem em decorrência do barulho dos fogos. Eles ficam desorientados, acabam sendo atropelados. Aves fogem dos ninhos e não voltam mais. Fiquei felicíssima com a iniciativa, parabéns para a Riviera. Gostaria que todas as prefeituras também fizessem isso", desabafou.

Foto: Divulgação/Sobloco

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!