Por Ana Cláudia Gomes
A última reunião do ano do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista) aconteceu terça-feira (13), em Praia Grande, e contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa. O secretário assinou termo de parceria com a Agem (Agência Metropolitana da região) para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico Metropolitano.
O plano é inédito no Estado e o objetivo é realizar um estudo aprofundado das demandas da região em todos os segmentos, para que, a partir desse documento, os 9 municípios, em parceria com o Estado, possam traçar metas conjuntas para garantir oportunidades de desenvolvimento iguais para todas as cidades. “Nenhuma região do Estado vai crescer tanto quanto a Baixada Santista, esse é um momento oportuno para esse crescimento se transformar em prosperidade”, afirmou Alexandre.
Metas
O Plano vai estabelecer metas até o ano de 2025 em áreas como qualificação, infraestrutura e atividades econômicas. Para elaboração do documento, serão destinados R$ 529 mil provenientes do Estado e mais R$ 123 mil do Fundo Metropolitano da Agem.
Segundo o secretário, a Agem ficará incumbida de contratar a empresa que realizará o estudo. O prazo para conclusão do projeto é de 8 meses.
Balanço
Ainda na reunião, a presidente do Condesb e prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, fez um balanço dos trabalhos realizados durante o ano. “Ao longo de 2011 foram deliberados 39 projetos que beneficiaram várias cidades”. Já sobre as reuniões itinerantes, implantadas este ano, ela considerou positivas. “Para alguns prefeitos, o deslocamento é difícil, mas é muito bom um conhecer o trabalho do outro e vivenciar o clima de outras cidades”.
Comentários