CONSUMIDOR

Reclamações relacionadas a comércio online sobem 208%

Procon-Sp convocará reunião com principais varejistas do segmento para solicitar providências aos consumidores

Da redação
Publicado em 28/10/2020, às 19h44 - Atualizado às 19h44

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Reprodução/PxHere
Reprodução/PxHere

A Fundação Procon-SP informou que, apesar de o segundo semestre sequer encerrar, já foram registradas 120.714 mil reclamações relacionadas a problemas sobre compras online, praticamente o mesmo número do primeiro semestre inteiro que foi de 121.173. Demora ou não entrega do produto e problemas com cobrança são os questionamentos mais recorrentes.

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O órgão informou que, até 17 de outubro deste ano, foram 241.887 demandas contra 78.419 de todo o ano de 2019, um aumento de 208%. “Independentemente do aumento da demanda gerada pela pandemia ou quaisquer outras ocasiões específicas, os dados demonstram que as empresas não se preparam para as vendas online. Fornecedores vendem o que não têm no estoque, atrasam a entrega, não avisam sobre a cobrança do frete, são muitas reclamações e, por parte das empresas, respostas automáticas e protelatórias”, salienta o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

Black Friday

Diante desse panorama e, já antecipando os problemas que poderão se repetir na Black Friday, o Procon-SP informou que convocará uma reunião com as principais empresas do comércio varejista eletrônico.

“Vamos solicitar que tomem providências para atender aos direitos dos consumidores. Esses fornecedores precisam investir mais no seu pós-venda, o consumidor não pode ser refém de empresas que só pensam em vender”, afirma Capez.

Para o consumidor que tiver problemas com compras pela internet ou outra questão de consumo, o Procon-SP disponibiliza canais de atendimentos à distância: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, basta marcar @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

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