Reativados Núcleos de Defesa Civil de São Sebastião

manolo
Publicado em 05/01/2018, às 08h42 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h20

FacebookTwitterWhatsApp
manolo
manolo
Município conta com 11 núcleos e 37 voluntários. Ação inclui treinamento e capacitação para aprimorar o trabalho de prevenção

 São Sebastião Da redação

Estreitar a relação entre a Defesa Civil e a comunidade é o objetivo da prefeitura de São Sebastião, com o projeto de implantação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Atualmente, são 11 núcleos e 37 agentes voluntários, da costa norte à costa sul. A medida faz parte do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), elaborado em  parceria com o governo do estado.

Compõem os Nudecs  moradores do município, e eles funcionam como um elo constante entre as comunidades e a Defesa Civil, segundo explica o chefe de divisão Wagner Barroso: “A participação da população nestes núcleos é muito importante para bons resultados em casos de ocorrências que envolvam a Defesa Civil. Afinal, ninguém melhor do que o próprio morador para nos informar como está a situação de cada um dos bairros durante o período de chuvas”.

Laédio de Oliveira Paiva mora em Juquehy há 17 anos e se voluntariou para integrar o núcleo, logo após uma reunião realizada no bairro. “Eu acho que foi muito legal esta ideia, e prontamente me voluntariei porque posso ajudar no período noturno quando chego na minha casa”.

Juquehy conta com três voluntários; Enseada, 3; Morro do Abrigo, 1; Centro, 1; Barequeçaba, 2; Maresias, 6;  Boiçucanga, 2; Cambury , 3; Barra do Sahy, 4; Barra do Uma, 5; Boraceia, 7; e Canto do Mar, 1. A Defesa Civil informa que ainda dá tempo de integrar um dos núcleos;  os interessados em participar das ações, que contarão com treinamentos e capacitações para aprimorar o trabalho, podem entrar em contato pelo telefone  (12) 3862 6840 .

Convênio com o estado

 O prefeito Felipe Augusto assinou, na noite de quarta-feira, 3, convênio com o governo do estado para desenvolvimento do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), constituído por ações preventivas de ocorrências durante o período de fortes chuvas; o plano segue até 30 de abril e entre as novidades deste ano está a implantação do sistema de SMS. O serviço de texto fornece informações meteorológicas para alertar a população sobre previsão de tempestades. O serviço é gratuito, e para receber mensagens basta enviar um SMS para o número 40199, com o número do CEP da residência ou de outros locais de interesse, em qualquer período.

Foto Divulgação/PMSS

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!