Rádio Nacional: Festival de Música encerra sábado votação da semifinal

EBC Geral
Publicado em 20/11/2020, às 19h00 - Atualizado às 19h01

FacebookTwitterWhatsApp
5d93b215cac30_4 - Reprodução
5d93b215cac30_4 - Reprodução

A votação dos semifinalistas do Festival de Música da Rádio Nacional FM termina neste sábado (21), às 18h. A relação das 50 músicas que concorrem a uma vaga entre as 12 finalistas pode ser acessada pelo . Além de votar, também é possível ouvir e conhecer as composições concorrentes.

Imagem

Imagem

O espaço da música brasileira

A cantora, compositora e professora de canto Yara Gambirasio já participou três vezes do festival e este ano concorre novamente com a música A Rosa de São João. Para Yara, o festival é uma oportunidade de descobrir novos talentos, além de difundir mais a música brasileira.

"Com a globalização, a música internacional entrou muito na nossa cultura, e não que isso desqualifique a música brasileira, mas a impressão que a gente tem é que as composições brasileiras não aparecem muito. Daí a importância de um festival como esse."

Confira o vídeo de apresentação de Yara Gambirasio:

Ao longo de 12 anos, o festival já ajudou a projetar nomes importantes de Brasília no cenário nacional, entre instrumentistas, cantores, cantoras e compositores que se orgulham de suas premiações conquistadas e destacam as conquistas em suas biografias.

A edição deste ano teve recorde de votação e de músicas inscritas, 319 músicas, um nível elevado de qualidade e grande participação de novos artistas.

De acordo com o organizador do festival e gerente de Programação da Rádio Nacional, Carlos Senna, não foi fácil escolher as melhores músicas. "O trabalho de avaliação e seleção das músicas foi difícil, mas acho que conseguimos chegar a uma lista de finalistas que contempla a diversidade e a competência da produção musical de Brasília e do Entorno do DF".

Próximas fases

As 12 finalistas serão anunciadas nesta segunda (23), a partir das 16h, no e na programação da A partir daí, já começa a votação da fase final que garante o prêmio de Música Mais Votada pela Internet .

Premiação

Nesta edição são sete categorias de premiação: Melhor Música com Letra; Melhor Música Instrumental; Melhor Intérprete Vocal; Melhor Intérprete Instrumental; Melhor Letra; Melhor Arranjo e Música Mais Votada pela Internet.

Grande Prêmio

Além das premiações para os finalistas, o prêmio maior, de acordo com o organizador do festival, é a execução das músicas na rádio. Todos os 50 semifinalistas já ganham o direito de ter sua obra veiculada na programação da Rádio Nacional.

Presença online

Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, o festival passou por adaptações como maior presença online. Além da inscrição e da votação, os participantes também puderam enviar vídeos com as músicas selecionadas

Também está prevista uma transmissão ao vivo (live) com o resultado dos vencedores pelas redes sociais e pelo . E para evitar a aglomeração de pessoas, a tradicional festa do show da final não será realizada, as apresentações dos concorrentes serão gravadas para um programa especial do festival que será exibido pela .

História

Imagem

Imagem

Festival de Música Nacional FM 2019 - Marcello Casal Jr Agência Brasil

Tudo começou em 2009, no Teatro Silvio Barbato, onde também foram realizadas as edições de 2010 e de 2011. Com o sucesso de público e o aumento da participação de concorrentes, a festa passou pelo Teatro Garagem do Sesc (2012), pelo Teatro do CCBB (2013) e pelo Cine Brasília (2014), até chegar ao Teatro da Caixa Cultura, onde o festival é realizado desde 2015.

Ao longo dessas 12 edições, foram mais de 4 mil músicas inscritas, milhares de execuções das músicas classificadas na programação da Nacional FM, acessos e votações recordes no site do festival, programas especiais apresentados pela TV Brasil, lançamentos de CDs com as músicas finalistas e a participação vibrante de torcidas nos shows das finais.

Edição: Alessandra Esteves

Fonte: EBC Geral

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!