GENTE GRANDE QUER DIVERSÃO

Quase 80% dos brasileiros adultos jogam regularmente pelo celular, mostra pesquisa

Cerca de 60% jogam todo dia, dedicando duas horas diárias para o passatempo; mulheres utilizam games com mais frequência

Da redação
Publicado em 16/10/2021, às 12h33 - Atualizado às 14h54

FacebookTwitterWhatsApp
Entre os 'gamers', 54% preferem jogos de estilo puzzle, seguidos por 41% de ação e aventura, 36% de cartas e 35% de corrida e esporte Quase 80% dos brasileiros adultos jogam regularmente pelo celular, mostra pesquisa Mulher e homem deitados na cama com apa - Freepik
Entre os 'gamers', 54% preferem jogos de estilo puzzle, seguidos por 41% de ação e aventura, 36% de cartas e 35% de corrida e esporte Quase 80% dos brasileiros adultos jogam regularmente pelo celular, mostra pesquisa Mulher e homem deitados na cama com apa - Freepik

Que o smartphone tornou-se praticamente uma 'extensão do braço', todo mundo já sabe. Porém mais do que usar o aparelho para redes sociais e até trabalho, 77% dos brasileiros adultos estão utilizando para jogos mobile. É o que aponta pesquisa realizada pela Adsmovil, empresa de publicidade digital na América Latina.

E há quem jogue todo santo dia. O levantamento mostra que a maioria dos brasileiros prefere jogar diariamente (59%) ou mais de uma vez na semana (28%) por meio do smartphone e do tablet. Já outros jogam no computador pelo menos uma vez na semana (17%) e no mês (9%).

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CNnoticiasdolitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Outro dado relevante é a frequência:  54% das pessoas jogam entre duas e três vezes no mesmo dia – e as horas semanais: 38% dos adultos gastam mais de dez horas na atividade, tendo uma média de aproximadamente 1h40 por dia.

Nesse duelo de atenção com os smartphones, quem vem perdendo espaço são os videogames. A pesquisa mostra que apenas 15% utiliza consoles portáteis, enquanto outros 18% nunca utilizaram.

“A pesquisa mostra que 79% dos entrevistados preferem anúncios que se convertem em monetização nos jogos e 69% têm  interesse em assistir à publicidade sobre aparelhos tecnológicos, como celular e tablet, e produtos de cuidados pessoais”, ressalta João Sarmento, gerente de desenvolvimento de negócios da Adsmovil Brasil

Além disso, cabe lembrar, que os brasileiros variam em relação às atividades realizadas simultaneamente aos jogos mobile. No entanto, uma coincidência foi observada no levantamento: a maioria continua utilizando outras formas de entretenimento tecnológico. Entre os destaques estão ouvir música (62%) e ver televisão (58%), seguidos por acessar as redes sociais (37%), conversar com conhecidos por aplicativos de mensagens (34%) e assistir a filmes e séries via streaming (29%).

Mais curiosidades sobre hábitos dos brasileiros

O levantamento revela também algumas questões interessantes, como a de que os brasileiros jogam enquanto assistem à televisão, sendo 82% no momento em que veem programas, séries e shows e 18% apenas durante os intervalos comerciais.

Outro ponto abordado na pesquisa foi variação de jogos. Nesse caso,  31% e 25% das pessoas, respectivamente, jogam apenas três e dois tipos. Com relação às categorias de jogos, 54% preferem o estilo puzzle, seguidos por 41% de ação e aventura, 36% de cartas, 35% de corrida e esporte, 33% de estratégia, 31% de tiro, 29% de battle royale e 26% de cassino. 

Outras curiosidades dizem respeito às razões pelas quais os brasileiros jogam jogos virtuais: sendo 63% para relaxar e aliviar o estresse, 58% por diversão, 33% para jogar com amigos, 32% para ter progresso pessoal e 28% para aprender algo. Além disso, o humor de 60% melhora à medida que jogam.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!