MUITO QUENTE!

Quando vai refrescar no Litoral Norte?

Avanço de uma frente fria na próxima sexta-feira (11) deve derrubar as temperaturas

Da redação
Publicado em 07/03/2022, às 10h24 - Atualizado às 10h42

FacebookTwitterWhatsApp
Temperaturas estão altas há mais de 15 dias no Litoral Norte Quando vai refrescar no Litoral Norte? termometro na areia da praia - Foto: Getty Images
Temperaturas estão altas há mais de 15 dias no Litoral Norte Quando vai refrescar no Litoral Norte? termometro na areia da praia - Foto: Getty Images

O outono só começa no dia 20 de março e, enquanto isso, vamos batendo recordes de calor em todo o estado de São Paulo.

Não é diferente no Litoral Norte. As cidades da região estão com a temperatura máxima acima dos 30°C desde o dia 20 de fevereiro. Já são 15 dias consecutivos com tardes com mais de 30°C (contando com este domingo, 6). Neste período, a temperatura já chegou à marca de 37ºC em Caraguatatuba.

O calor intenso se deve ao chamado "escoamento bloqueado", que é uma circulação anticiclônica, nos médios níveis da atmosfera, que impede que os sistemas se desloquem para a região sudeste.

Com isso, as frentes frias que têm chegado ao sul do Brasil, até avançam pelo litoral da região, mas logo se afastam para alto-mar. Sem o avanço das frentes frias, o ar mais frio que acompanha estes sistemas também não consegue avançar, portanto, as temperaturas têm ficado elevadas por vários dias no estado de São Paulo.

Para quem não gosta muito do calor, duas notícias (uma boa e uma ruim): os próximos dias ainda prometem ser quentes no Litoral Norte estado. As máximas vão continuar acima dos 30°C até sexta-feira (11). Algumas cidades podem alcançar até 35°C em alguns pontos.

Serão dias de muito sol, com calor e pancadas isoladas de chuva entre as tardes e noites. Mesmo que de forma isolada, não dá para descartar o risco de chuva forte. São pancadas de chuva típicas da estação e até com temporais em algumas localidades.

A boa notícia é que por enquanto não há expectativa de frio para São Paulo, mas o avanço de uma nova frente fria, na próxima sexta-feira já vai trazer um refresco do calorão intenso.

Há risco de temporais, com raios, rajadas de vento de até 70km/h e risco de granizo em algumas localidades.

No sábado (12), o céu fica nublado e com temperaturas um pouco mais baixas, que já ficam abaixo dos 30°C. A chuva será menos intensa em relação ao dia anterior, mas pode chover rapidamente pela manhã e com algumas pancadas de chuva entre a tarde e à noite novamente.

No domingo (13), o céu continua cheio de nuvens, mas já ocorrem algumas aberturas de sol e o ar fica abafado. Chove durante a madrugada e volta a chover em forma de pancadas no período entre a tarde e à noite.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!