Qualificação de artistas e produtores culturais é tema de workshops gratuitos

Costa Norte
Publicado em 31/03/2015, às 09h24 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h33

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

Um dia inteiro de oficinas de qualificação de produtores culturais e artistas dos mais diversos segmentos: essa é a proposta do projeto Vara para Pescar Oportunidades, que oferecerá, gratuitamente, workshops sobre leis de incentivo e editais, financiamento colaborativo, coaching para artistas, palestras sobre economia criativa e incubadora criativa de projetos, dentre outros. As atividades acontecem no dia 11 de abril, a partir das 10h, na sala 9 do Centro Multimídia do Novo Anilinas (avenida Nove de Abril, s/nº). Para participar, basta se inscrever pelo e-mail [email protected] . Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3372 1690, das 13h às 18 horas. Profissionais de ponta, ligados ao mundo artístico, participam do projeto e repartem o conhecimento que têm. Para o workshop de Leis de Incentivo e Editais, Marília Marcela desce a serra para oferecer um panorama do mercado, explicar de que maneira essas leis e editais funcionam e como fazer para participar com maior sucesso de todos eles. A ideia é apresentar uma possibilidade de capitalização de projetos para que eles, efetivamente, aconteçam. A profissional trabalha há mais de 25 anos nesse mercado. Outra minioficina será a de crowdfunding, também conhecido como financiamento colaborativo ou coletivo, ministrada por Niva Silva, fundador do Coworking Santos. Os artistas conhecerão essa ferramenta de captação de recursos, que pode ser aplicada a um projeto cultural. De maneira prática, o workshop permitirá conhecer, passo a passo, a criação de uma campanha de financiamento coletivo, refletindo sobre o uso dessa modalidade tanto para o artista quanto para o cenário cultural.

Fábio Luiz Salgado ministrará Coaching para artistas - Despertando Talentos. Criador da metodologia "8w2h2f", Fábio desenvolveu um formato inovador de coaching destinado aos artistas que pretendem romper paradigmas e despertar ainda mais seus talentos. A ideia é auxiliar os produtores a extraírem o máximo de conteúdo cultural dos colaboradores de seus projetos, como músicos, escritores, pintores, atores etc. E para os artistas, é uma forma de trazer à tona sua essência e criatividade. Atualmente, Salgado atua na Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos, com organização de eventos e oficinas. A idealizadora do Oportunidades, Viviane Veiga Távora, mantém segredo a respeito dos outros nomes que comporão a mesa de workshops. Ela disse: "Vamos oferecer seis minioficinas com assuntos importantes para qualquer produtor cultural ou artista. Queremos incentivar a busca por qualificação e ser um ponto de encontro dos fazedores de cultura". Ela lembra, ainda, que o evento é uma ação de prestação de contas da 2ª turma da Escola de Produtores Culturais.

Outras duas palestras encerram o Vara para Pescar Oportunidades: uma é sobre economia criativa, fatia do mercado que usa a criatividade e inovação como principais ferramentas. Explica a coordenadora do projeto Vara para Pescar, Ana Cristina Araújo: "São atividades nas quais resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico. Esse tipo de economia está crescendo em todo o Brasil e hoje já existe uma Secretaria Nacional só para cuidar desse assunto". Ela lembra, ainda, que o Vara para Pescar - Escola de Produtores Culturais foi uma iniciativa que recebeu o prêmio de Economia Criativa e ano passado, foi semifinalista no prêmio Brasil Criativo. Outra palestra divulgará mais informações sobre a Incubadora Criativa de Projetos, mais um braço do Vara para Pescar. A missão da Incubadora é incentivar a realização de projetos artísticos no município, escolhidos por meio de edital de seleção. Com isso, 10 projetos serão beneficiados em dois anos de atividade. Até então, ações como essa só seriam possíveis para artistas do município em âmbito federal ou estadual, por meio das leis de incentivo, editais e prêmios. A ideia é fomentar a capacitação do artista a produzir projetos culturais de qualidade. A Incubadora foi contemplada pelo programa Petrobras Socioambiental.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!