Número de eletropostos, insuficiente para atender a demanda local, poderá colapsar com a chegada de turistas com carros eletrificados e híbridos
Apesar de representar pouco mais de 1% do volume de veículos comercializados no país, os carros 100% eletrificados e híbridos plug-in já são uma realidade e vistos com frequência pelas ruas. No entanto, a maior dificuldade que os proprietários enfrentam é com relação à falta de pontos de recarga, para absorver os dois modelos. No litoral norte de São Paulo, apesar da existência de alto volume de carros elétricos e híbridos plug-in, os eletropostos ainda são escassos, ocasionando filas de espera, o que pode comprometer a viagem.
As cidades de Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba possuem eletropostos com fácil acesso ao público, situados em postos de combustíveis e shoppings, e opções de cargas lenta e rápida. Em Ilhabela, apenas quatro hotéis e pousadas possuem um equipamento cada, mas são de uso exclusivo dos hóspedes.
Considerada a maior cidade da região, Caraguatatuba, que chegou a ter o primeiro wallbox ultrarrápido do Brasil (inoperante há dois anos), possui apenas dois equipamentos localizados no Auto Posto Arquipélago, bairro Perequê-Mirim, com dois conectores para cargas rápidas e uma para lenta.
Os equipamentos são disputados pelos cerca de 30 carros de aplicativos existentes na cidade e outras dezenas de vans e pequenos caminhões de entregas de redes de e-commerce. Com a chegada da temporada, período na qual a região recebe três vezes mais a quantidade de carros fixos do município, a tendência é o serviço colapsar.
São Sebastião foi uma das primeiras cidades brasileiras a receber eletropostos da Volvo, que pretende instalar 101 equipamentos no decorrer de 2025. Os atuais estão disponíveis no Auto Posto Igararecê, no bairro Portal da Olaria, e possuem duas saídas de carga rápida e outro com carga lenta. Os wallboxes, no entanto, chegam a ficar a maior parte do dia ociosos, pois a marca sueca, que agora foca apenas na produção de veículos elétricos, passou a taxar em R$ 4,00 o Kw, ante R$ 1,75 a R$ 2,50 da maioria das outras marcas. Antes da medida, a recarga era gratuita. Com isso, a recarga de uma bateria pode chegar a quase R$ 300,00.
A cobrança pelo uso dos equipamentos passou a ser efetivada justamente para afastar os carros de aplicativos e caminhões, já que proprietários de veículos Volvo não conseguiam utilizar o serviço. A marca, porém, manteve a isenção de cobrança para seus clientes.
Além dos postos da Volvo, São Sebastião possui outros 10 carregadores existentes ao longo de seus 120km de costa, mas todos lentos e localizados em marinas, hotéis e pousadas, sem acesso ao público. Um wallbox de carga lenta, entre 7Kw e 22Kw, leva entre 5h a 10h para carregar uma bateria em 100%. Já os mais rápidos, demoram entre 40 minutos a 1h30, carregando a uma potência entre 55Kw a 150Kw.
Também com mais de 100km de costa, Ubatuba possui apenas seis carregadores, a maioria localizada na região central. Apenas um deles, instalado pela Volvo no shopping Ubatuba Mall, é ultrarrápido. Os demais têm acesso público, como estacionamentos de sorveterias e supermercados.
Os turistas que possuem carros elétricos ou híbridos plug-in, e que pretendem passar as férias em Bertioga, também podem encontrar problemas, mas, ao menos, terão à disposição três eletropostos de carga rápida, localizados no Shopping Riviera de São Lourenço, operado pela EDP; Pão de Açúcar, operado pela Volvo e no Posto Shell do quilômetro 208 da rodovia Rio-Santos, mantido pela Shell Recharge.
Bertioga é a cidade que possui o maior número de equipamentos rápidos na região norte do litoral paulista. No shopping, há dois conectores para carga rápida e um para carga lenta, mas, este último, estava inoperante até esta sexta-feira (8). No total, Bertioga possui oito wallboxes, situados em condomínios e marinas. Apenas o que está localizado no Supermercado Semar tem acesso público, mas também está inoperante.
Procurada, a Volvo informou que não tem planos para ampliar sua rede, já que sua projeção é a de instalar equipamentos a cada 100km, o que já aconteceu no litoral norte, com a implantação dos eletropostos em São Sebastião e Ubatuba, que estão 78km distantes um do outro, e em Bertioga, cidade da Baixada Santista, que faz divisa com o litoral norte de SP.
A Shell Recharge, EZ Volt e a Tupi (ex-Tupinambás), que possuem equipamentos instalados na região, não retornaram aos contatos da reportagem, para explicar se há planos para ampliação da rede de eletropostos antes da temporada de verão.