Apontada como alternativa viável para desafogar o saturado sistema viário da Região Metropolitana da Baixada Santista, a rodovia Parelheiros-Itanhaém pode estar próxima de virar realidade. A realização da obra, classificada como essencial para o Litoral Sul será discutida com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e com o secretário de Estado dos Transportes, Saulo de Castro, juntamente com autoridades da região. A reunião ainda será agendada, mas já foi acertada com o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, na terça-feira (14), e o prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell (PSDB), em encontro na capital.
Edson Aparecido concluiu que o assunto precisa ser discutido com o governador. Ele reconheceu o forte caráter metropolitano da obra, que é consenso entre os prefeitos de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
Alternativa
Forssell lembrou que o SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) sempre apresenta congestionamentos crônicos nos feriados prolongados e períodos de férias escolares aos finais de semana. “Com essa nova ligação, certamente, o paulistano ganhará uma nova alternativa rápida para chegar até o Litoral Sul”, avaliou.
Em análise
O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) confirmou recentemente que o projeto está em fase de análise. Dados preliminares apontam que o traçado definido da estrada passaria por propriedades particulares.
Histórico
- Em 1997, o então governador Mário Covas sancionou lei que autorizava a abertura de processo licitatório para construção e exploração da rodovia Parelheiros-Itanhaém. Mas desde então, projeto não saiu do papel;
- Parelheiros é um distrito localizado no extremo sul de SP;
- É o 2º maior em extensão territorial: 360,6 km², embora seja pouco povoado;
- Tem a maior parte da área coberta por reservas ambientais de Mata Atlântica;
- Está localizado a cerca de 15 km de Itanhaém.
Comentários