Projetos Sapatinhos Solidários e Mamãe Coruja beneficiaram 100 gestantes do bairro Vila Zilda, em Guarujá, com kits de higiene e sapatinhos
Os projetos sociais Sapatinhos Solidários e Mamãe Coruja entregaram na quarta-feira, 26, kits de higiene e sapatinhos para 100 gestantes da Unidade de Saúde da Família (Usafa) David Capistrano, na Vila Zilda, em Guarujá.
A entrega aconteceu na Associação de Moradores da Vila Zilda e foi organizada pela Usafa por meio do projeto Mamãe Coruja, que já está na sua quarta edição. Neste ano, a ação contou com a parceria do projeto Sapatinhos Solidários, idealizado pela Secretaria de Cultura e Fundo Social de Solidariedade de Guarujá.
A enfermeira Isabela Martins Leal, criadora do projeto Mamãe Coruja, explicou que o principal objetivo da ação é conscientizar as gestantes da importância do pré-natal. Disse ela: “Começamos em 2014, com a ajuda da própria comunidade e hoje essa ação cresceu e beneficia muitas mulheres”.
Antes da entrega dos kits, as gestantes tiveram uma palestra sobre avaliação odontológica, ação que contribui para a saúde da gestante e do bebê.
Sapatinhos Solidários
Durante a cerimônia, o secretário de Cultura, Paulo Fiorotto, explicou o projeto Sapatinhos Solidários e convidou as gestantes para serem voluntárias. O intuito da iniciativa é aquecer as crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas por entidades do município. Para isso, conta com voluntários para confecção de sapatinhos de tricô, crochê e feltro.
A ação surgiu pela iniciativa da enfermeira Elizabeth Régis. Vítima de um erro médico, ela teve suas funções comprometidas, que levou ao fim de sua carreira e o início do projeto. Após o incidente, a enfermeira passou a confeccionar sapatinhos para doar, posteriormente, a iniciativa cresceu e uniu voluntárias da cidade.
Comentários