TRIBUTO

Projeto Ruas e Memórias homenageia Ted Amparo

Avenida de Bertioga ganhará nome do empresário falecido em 2019

Da Redação
Publicado em 11/03/2020, às 11h02 - Atualizado em 23/08/2020, às 22h13

FacebookTwitterWhatsApp
Orestes Amparo Filho era o querido Ted - Sistema Costa Norte
Orestes Amparo Filho era o querido Ted - Sistema Costa Norte

A prefeitura de Bertioga homenageia Orestes Alexandre do Amparo Filho, conhecido como Ted, por meio do projeto Ruas e Memórias, nesta quinta-feira, 12, às 12 horas, na avenida Vicente de Carvalho, no Centro. O trecho entre os cruzamentos com a avenida Anchieta e a rua Sebastião Arantes passará a se chamar avenida Orestes Alexandre do Amparo Filho "Ted".

Participe dos nossos grupos ℹ bit.ly/CNAGORA5 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

HOMENAGEADO

Bertioguense, Orestes Alexandre do Amparo Filho, o Ted, nasceu 26 de janeiro de 1956. O filho de Orestes e Marli cresceu em meio à natureza, e da janela de sua casa avistava o Canal de Bertioga. Herdou da família o amor pela cidade e pela pesca.

Ted trabalhou com seu pai na pesca de arrastão, nos cercos, pescas de malhão e também mergulhava para contribuir com a renda familiar. O canal, extensão de sua casa, se tornou palco das brincadeiras de infância, ganha pão da família e, mais tarde, tornou-se o local do empreendimento que construiu.

Casou em 1988 com Rosa Maria, com quem teve três filhas: Nathália, Maria Luisa e Catarine. No quintal da casa da família eram guardados informalmente alguns barcos de alumínio de amigos. Nessa época, com a abertura das rodovias Mogi-Bertioga e Rio-Santos surgiu a demanda por barcos de aluguel, quando iniciou o empreendimento da família, uma garagem náutica que funciona até hoje. Os serviços começaram com guarda e aluguel de embarcações, despachante naval e escola náutica.

Graças ao desenvolvimento de Bertioga, o comércio prosperou. Ted enxergava no turismo a grande possibilidade para o desenvolvimento sustentável do município. Os empreendimentos geraram postos de trabalho diretos e indiretos, que ajudaram a profissionalizar jovens.

Ted também zelava pelo meio ambiente, sempre caminhava a beira do canal juntando o lixo, coletando óleo dos pescadores e plantando flores. Acreditava que o homem poderia encontrar paz vivendo de forma simples e em contato com a natureza. Também dizia que sua maior missão era criar suas filhas com amor.

O empresário faleceu em 21 de abril de 2019. Ted nasceu, cresceu e viveu na avenida Vicente de Carvalho, onde sua família permanece. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!