Iniciativa tem início na Vila Sahy, em São Sebastião, e pretende alcançar 15 mil pessoas em situação de vulnerabilidade até 2027
Referência em educação no contraturno escolar e em formação cidadã, o Instituto Verdescola será o ponto de partida do Jornada Financeira, primeiro projeto social lançado pela Blue3 Investimentos. Com início na comunidade da Vila Sahy, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, a iniciativa pretende levar educação financeira para pelo menos 15 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, até 2027.
O programa será conduzido por especialistas da própria Blue3, de forma voluntária, e estruturado em módulos práticos, adaptados à realidade dos participantes. A metodologia aplicada será o Sim Planejar, desenvolvida por Simone Costa, responsável técnica do projeto e sócia da empresa.
Os temas abordam desde conceitos básicos de finanças pessoais até estratégias de organização e planejamento de vida. Maria Antônia Civita, CEO do Instituto Verdescola, explica: “Para nós, educação é primordial para a transformação de vidas. O Jornada Financeira chegará para compor o que muitas mães e pais de família da região precisam para retomarem o controle de suas vidas e planejarem um futuro mais autônomo e seguro”.
A escolha do Verdescola para dar início ao projeto se alinha ao histórico da ONG, que há duas décadas oferece educação de qualidade e cursos de capacitação a crianças, jovens e adultos da região. A ação marca a união entre o propósito social do instituto e o desejo da Blue3 de gerar impacto real por meio do conhecimento e da inclusão financeira.
Idealizado pelo CEO da Blue3, Wagner Vieira, o projeto é inspirado em sua própria trajetória. Filho de trabalhadores humildes, Vieira defende que “levar educação financeira de forma simples e aplicável para essas famílias é a peça-chave para quebrar o ciclo de pobreza”.
A empresa que fundou, hoje com mais de R$ 36 bilhões sob custódia, nasceu no interior paulista e mantém forte atuação em cidades fora dos grandes centros.