PLANEJAMENTO

Projeto Horta Comunitária em novo encontro no Jd. Vicente de Carvalho

Moradores planejarão um sistema de escoamento e drenagem de águas para o Terreno Vivo, instalado no bairro de Bertioga

Da Redação
Publicado em 21/02/2019, às 07h06 - Atualizado em 23/08/2020, às 18h46

FacebookTwitterWhatsApp
Junior Imigrante/PMB
Junior Imigrante/PMB

Neste sábado, 23, moradores do Jardim Vicente de Carvalho, em Bertioga, se reúnem em mutirão para mais uma ação do projeto Horta Comunitária. No encontro, será planejado um sistema de escoamento e drenagem de águas para o Terreno Vivo, instalado na rua Epifânio Batista, entre o Condomínio Caminhos do Itatinga e o Conjunto Habitacional CDHU, no próprio bairro.

No encontro, realizado a partir das 8h30, será elaborado o Plano de Ação e Estratégias para a Horta Comunitária. Além disso, serão promovidas atividades como pequenas escavações e valas, destinadas à minimizar possíveis alagamentos que dificultam ou até mesmo inviabilizam a produção de alimentos. As ações são coordenadas por Vinícius Pereira, Leonardo Tannous e Andréa Pesek.

O projeto é uma parceria do Sesc e da prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Habitação, Coordenadoria de Educação Ambiental e Cras Vicente de Carvalho. Ele acontece em uma área cedida pela Administração no intuito de promover uma melhor qualidade de vida e a segurança alimentar da comunidade.

No último encontro, em janeiro, o tema foi a importância do cuidado com o solo. Na oportunidade, dois canteiros foram construídos com poda de árvores e vários nutrientes orgânicos naturais.

Horta Comunitária

No decorrer de 2018, foram realizadas várias ações para o projeto Terreno Vivo, de planejamento coletivo, preparação do terreno, plantio de mudas e cercamento da área. O projeto piloto é para semear a ideia de hortas urbanas e comunitárias pela cidade. Espera-se que a população possa ter acesso à ervas, frutos, vegetais e legumes. Quem quiser participar, pode contribuir no dia dos encontros com sementes ou na preparação da terra e mudas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!