Maior parte dos questionamentos refere-se a atraso ou não entrega do produto
Consumidores procuraram o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) para reclamar sobre problemas com compras ou contratações ligadas à Black Friday, data promocional que aconteceu na última sexta-feira (25); foram 899 reclamações registradas até a manhã de hoje (28).
A maior parte dos questionamentos foi por atraso ou não entrega do produto, com 286 (32% do total de reclamações), seguida por maquiagem de desconto - quando o desconto oferecido não é real (104 queixas).
Já para produtos ou serviços entregues diferente, incompleto ou com danos (101 queixas); mudança de preço ao finalizar a compra (94 queixas) e produto ou serviço indisponível (93 casos). Nas redes sociais, foram 1.138 consultas e orientações sobre o assunto.
Para fins de monitoramento interno, o Procon-SP disponibilizou um canal específico para o registro destas reclamações desde o dia 11 de novembro, já que o varejo costuma anunciar as promoções desde o começo do mês.
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