RACISMO

Procon notifica Instagram por mensagem racista recebida por usuária

Empreendedora Tatiana Pretona recebeu a mensagem após enviar um orçamento de seus serviços de culinária

Da redação
Publicado em 23/04/2022, às 10h42 - Atualizado às 10h49

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Instagram tem até o próximo dia 26 de abril para apresentar as explicações por mensagem recebida por usuária do app Procon notifica Instagram por mensagem racista recebida por usuária Mensagem racista que usuária do Instagram recebeu - Reprodução/Instagram
Instagram tem até o próximo dia 26 de abril para apresentar as explicações por mensagem recebida por usuária do app Procon notifica Instagram por mensagem racista recebida por usuária Mensagem racista que usuária do Instagram recebeu - Reprodução/Instagram

O Procon-SP notificou o Instagram a respeito de uma mensagem racista que uma usuária do app recebeu.

A empreendedora Tatiana Pretona, que possui o perfil Pretona BBQ no Instagram, chegou a postar um print da mensagem que recebeu após enviar um orçamento de seus serviços.

“Seu orçamento foi um dos melhores que recebemos, porém infelizmente não estaremos contratando seus serviços pois nosso cliente não gosta de pessoas da cor da sua pele. Sentimos muito, obrigada pela atenção!” foi a mensagem que Tatiana recebeu.

Tatiana possui um restaurante chamado “Laje da Preta”, especializado em churrasco, na zona sul da capital paulista. 

Após a notícia ter sido veiculada na imprensa, o Procon-SP notificou o Facebook Serviços Online do Brasil, que é o responsável pelo Instagram, pedindo informações sobre a mensagem racista.

O Procon-SP quer que a rede social informe quais foram as providências que tomou diante da situação e comprove que adota as medidas técnicas, administrativas e de segurança para proteger os usuários de casos de publicação, divulgação e comunicação de conteúdo discriminatório.

O Instagram deverá enviar documentos que demonstrem as ações tomadas em relação à identificação/comunicação por usuários ou terceiros de possíveis problemas em conteúdos divulgados em sua rede social – desde a recepção dos relatos até a solução aplicada ao caso, além de comprovar o funcionamento de Canais de Atendimento aos consumidores para recebimento e tratamento de demandas de natureza operacional e de segurança.

As explicações deverão ser prestadas até o próximo dia 26 de abril.

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