Ação foi motivada pelo não funcionamento do aparelho que controla o número de usuários que se utilizam da travessia entre Vicente de Carvalho-Santos
Um equipamento novo e instalado, mas fora de funcionamento por estar quebrado. Este foi o motivo para que o Procon Guarujá aplicasse a segunda multa deste ano à Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), nesta quinta-feira, 11. Desta vez, o valor da penalidade é de R$ 809 mil e se refere à travessia de barcas, entre Vicente de Carvalho-Santos.
Vale lembrar que no mês passado, o Procon já havia multado a empresa em R$ 810.986,67, pela demora no tempo de espera e a falta de informação aos usuários que se utilizam todos os dias da travessia de balsas entre Guarujá e Santos.
De acordo com o diretor do Procon Guarujá, Beto Feijó, os fiscais estiveram no início deste mês em vistoria na travessia de barcas, quando já identificaram a necessidade de adequação do aparelho responsável pelo controle de passageiros. “Em inspeção, questionamos como a contagem estava sendo feita e a empresa nos respondeu que dois funcionários faziam esse serviço a olho nu. Um deles nos passou em dado momento que havia 48 passageiros, quando nossos fiscais do Procon contabilizaram 75 pessoas”, exemplifica.
No ano passado, o Procon também já havia emitido um auto de constatação exigindo uma série de adequações a serem realizadas pela Dersa na travessia de barcas. Bancos quebrados e sem assentos, estruturas enferrujadas e pontilhão danificado foram alguns dos itens vistoriados.
Agora, a multa será encaminhada à Fundação Procon do Estado de São Paulo, e a empresa poderá recorrer da multa. O Procon Guarujá fica na avenida Adhemar de Barros, 218/ 220. O horário de funcionamento é das 9 às 17 horas. Mais informações pelo telefone: (13) 3355 6648.
Resposta
Questionada, a Dersa disse que ainda não foi notificada a respeito da autuação e que a nova gestão "vem se empenhando constantemente no sentido de melhorar a qualidade do serviço aos usuários de todas as Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo".
A empresa afirmou que a atual gestão encontrou um sistema com embarcações envelhecido e uma manutenção lenta, então investiu no serviço de manutenção com o objetivo de garantir soluções mais rápidas na operação. Uma das melhorias citadas foi a compra de 30 novos motores, além de peças sobressalentes, para agilizar o serviço e garantir mais segurança aos usuários.
A Dersa ainda informou que firmou contrato com uma empresa especializada na recuperação de motores, a fim de manter as unidades que ainda não requerem substituição em perfeitas condições de operacionalidade. E que a equipe de manutenção noturna tem garantido mais agilidade nos reparos necessários no período de pouca demanda de usuários, evitando interferir, sempre que possível, nos horários de pico da operação.
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