VOLTOU ATRÁS

Prefeitura recua e suspende alterações nos itinerários e tarifas de ônibus intermunicipais

Após anúncio de protestos por parte de usuários, município decidiu permanecer com o mesmo roteiro e valor da passagem. Secretário da pasta foi exonerado

Da redação
Publicado em 08/01/2021, às 14h38 - Atualizado em 09/01/2021, às 09h43

FacebookTwitterWhatsApp
Prefeitura recua e suspende alterações nos itinerários e tarifas de ônibus intermunicipais - Reprodução/Carlos Santos
Prefeitura recua e suspende alterações nos itinerários e tarifas de ônibus intermunicipais - Reprodução/Carlos Santos

Após o anúncio de protestos e indignação por parte dos usuários de ônibus, a prefeitura de Bertioga suspendeu temporariamente a implantação das mudanças nos itinerários das linhas intermunicipais operadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), BR Mobilidade e Artesp/Pássaro Marron, que entrariam em vigor a partir deste domingo, 10.

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/CostaNorteInforma  📲 Informe-se, denuncie! 🔵

Com a medida, não serão mais alterados os percursos e os valores atuais das tarifas das linhas 930 Guarujá (Ferry Boat) X Bertioga (Riviera de São Lourenço); 961 Santos (Caruara) X Bertioga (Riviera de São Lourenço); 929 Bertioga (Riviera de São Lourenço) X Guarujá (Terminal Ferry Boat) e 8303 Boiçucanga X Bertioga.

A decisão foi anunciada pelo prefeito Caio Matheus nesta sexta, 8, após reunião com a Secretaria de Segurança e Cidadania e Diretoria de Trânsito e Transporte. “Solicitei novos estudos de mobilidade urbana, que já começaram a ser realizados, e também que os usuários sejam ouvidos. Entendemos que mudanças são necessárias, mas buscaremos o melhor momento, sempre priorizando garantir a eficiência e qualidade do transporte público para a população”, ressaltou.

Questionada, a EMTU informou que tinha interesse de que não fosse realizada a alteração e abriu diálogo com a prefeitura nesse sentido. "Contudo, com a suspensão das alterações pela prefeitura, nada se altera".

Nova linha

Em razão da suspensão da alteração das linhas intermunicipais, a implantação de uma nova linha municipal que atenderia a população dos bairros Caiubura e Sítio São João, deverá acontecer após a conclusão dos novos estudos de mobilidade urbana.

Protestos

Ao serem informados da mudança, usuários das linhas organizaram um protesto para o dia seguinte do qual teria início o novo itinerário e tarifa, na segunda-feira, 11. Os passageiros mais afetados seriam os que moram em Guarujá ou Santos e trabalham na Riviera de São Lourenço. Eles teriam que pegar pelo menos mais uma condução para chegar ao trabalho e aumentar os gastos diários, já que o ponto final, que era dentro da Riviera, passaria a ser a aproximadamente 13 km de distância, na avenida Dezenove de Maio, região central de Bertioga.

Exoneração

Após a suspensão das mudanças previstas no transporte público, o secretário de Segurança e Cidadania - pasta responsável pela Diretoria de Trânsito e Transportes - Luiz Fernando Stefani, foi exonerado. O anúncio foi publicado no Boletim Oficial do Município (BOM) de Bertioga, com data de 8 de janeiro de 2021.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!